O sofrimento emocional é uma resposta inicial comum à deficiência visual e por isso é recorrente a procura de ajuda por parte de um psicólogo. O apoio psicológico tem como objetivo criar equilíbrio emocional, promover autoconhecimento e mudanças internas de qualidade, potenciado e reforçando os recursos da própria pessoa através de uma relação empática e confidencial.

A perda de visão implica um processo de luto, mais ou menos longo, e a procura de soluções e estratégias para lidar de forma adaptativa com novas situações e mudanças no quotidiano. Coloca em causa a pessoa e o seu valor próprio, auto-imagem e auto-estima e por isso é um processo complexo a nível afectivo - a reconstrução da pessoa para que se volte a olhar como uma pessoa em pleno.

O serviço de psicologia dirige-se não só às pessoas com deficiência visual que poderão procurar este apoio por variados motivos, seja porque perderam a visão, ou estão a perder, ou porque vivenciam outras dificuldades, bem como por familiares de pessoas com deficiência visual.