Tradução Equipa Editorial Louis Braille

Como ajudamos as pessoas afetadas pela perda de visão

A cada 15 minutos uma pessoa no Reino Unido recebe a informação de que está a perder a sua visão. No Royal National Institute of Blind People (RNIB) - Instituto Real dos Cegos do Reino Unido - prestamos apoio, aconselhamento e informações para ajudar as pessoas com deficiência visual a enfrentar o futuro com confiança.

Seja qual for a necessidade, no RNIB podemos ajudá-lo a aceitar a deficiência visual, a viver de forma mais independente através da utilização da tecnologia ou a receber conselhos sobre como manter o seu trabalho.

Voluntariado no RNIB

O nosso trabalho é fundamental para ajudar as pessoas com deficiência visual a encontrar a força, as ferramentas e o apoio para enfrentar o futuro com confiança. Nós não seríamos capazes de melhorar a vida das pessoas que sofrem com a perda de visão sem os nossos incríveis voluntários em todo o Reino Unido. Temos centenas de funções para escolher, pelo que temos oportunidades para todos.

Que tipo de funções pode um voluntário exercer?

Ajudamos as pessoas interessadas a encontrar uma função que corresponda à sua disponibilidade, capacidades e expetativas. Aqui estão alguns exemplos:

Apoiar as pessoas com deficiência visual a participar num evento, por exemplo, apoiando-as na orientação, a passear o seu cão de assistência ou simplesmente ajudando-as no intervalo.

● Oferecer apoio e informações numa clínica oftalmológica;

● Desenvolver uma campanha para exigir melhores serviços para pessoas com deficiência visual na sua área geográfica;

● Ajudar as pessoas a usarem a internet ou fornecer suporte técnico em casa, desde telemóveis até aparelhos de DVD;

● Ajudar a transformar texto em formatos legíveis para pessoas com deficiência visual.

● Participação em eventos de angariação de fundos.

Voluntários cegos e com baixa visão

Temos um grande número de voluntários com deficiência visual cuja experiência do voluntariado os ajudou a superar as barreiras que costumavam enfrentar. De fato, muitas pessoas que atravessavam por um processo de perda de visão voluntariaram-se como forma de desenvolver competências que os ajudem a encontrar emprego.

Quando alguém se voluntaria no RNIB, conversamos primeiramente com essa pessoa para conhecer as suas expetativas. Em seguida, ajudamo-la a encontrar uma forma de concretizar os seus objetivos. Por exemplo, adquirir novas competências para melhorar o seu curriculum vitae, como forma de acesso ao emprego, ou partilhar os seus conhecimentos com os outros.

Se necessário, poderemos oferecer apoio e esta possibilidade é discutida com todos que se inscrevam connosco. Por exemplo, podemos produzir informações em formatos alternativos, como letras ampliadas, Braille ou ampliado e quando se trata de um trabalho de escritório podemos instalar tecnologias de apoio num computador.

Como estamos juntar mais pessoas com deficiência visual

Recentemente, lançámos o RNIB Connect - uma comunidade online para pessoas cegas e com baixa visão. Através do Connect, as pessoas podem partilhar os seus pensamentos online através de blogues e discussões ou conversar por telefone, ouvir notícias e recursos no RNIB Connect Radio e obter as últimas notícias sobre a comunidade na revista Connect e e-news.

Os voluntários com deficiência visual são o cerne da nossa comunidade e estamos orgulhosos por estarem a  dinamizar o seu crescimento, aproximando as pessoas para que se sintam mais envolvidas, apoiadas e informadas.

Poderão saber mais sobre o RNIB Connect através do link rnib.org.uk/rnibconnect

Envolvendo voluntários com deficiência visual nas nossas campanhas

As nossas equipas responsáveis pelas campanhas no Reino Unido trabalham com pessoas com deficiência visual onde tratam de diversas situações, desde obstáculos de rua, apoio social, transporte e suporte no momento do diagnóstico.

Também temos uma rede de voluntários que se comprometem a realizar ações de campanha pelo menos três vezes por ano. Entramos em contato sobre uma campanha, apresentamos uma lista com as próximas ações a desenvolver para os interessados possam averiguar a sua disponibilidade.

Finalmente, temos uma equipa de coordenadores de campanha voluntários, todos com deficiência visual. Esses voluntários lutam por melhorias nos serviços locais e também apoiam as nossas campanhas nacionais. Oferecemos formação e oportunidades para que os nossos voluntários se envolvam com outras pessoas com perda de visão. Trabalhamos com eles na estratégia da campanha e asseguramo-nos de que podem chegar aos decisores políticos.

Pode saber mais sobre as nossas atividades de campanha no link rnib.org.uk/campaigning.

Conheça a história de um casal nosso voluntário com perda de visão

Nadeem Ishaq candidatou-se a um lugar de voluntário que o ajudou a encontrar emprego. Fala-nos sobre a melhor forma de apoiar voluntários com deficiência visual. Adrian Andrews partilha as suas opiniões sobre o voluntariado e sobre a forma como a sua deficiência visual o ajudou a conectar-se com outras pessoas.

A experiência de Nadeem

"Eu estava desempregado há mais de 10 anos. Perdi a minha visão devido a um deslocamento de retina no meu olho direito. Encontro-me também a lidar com uma catarata no meu olho esquerdo.”

"O meu conselheiro no centro de emprego encorajou-me a participar no clube de trabalho no RNIB, o que me abriu muitas portas. Recebi orientação que me ajudou a recuperar a minha autoconfiança. A equipa do RNIB encorajou-me a voluntariar-me como uma forma de ganhar experiência num ambiente de escritório, inscrevendo-me para trabalho remunerado novamente, que me permitiu fazer muitas coisas com mais confiança.”

"Aprendi a usar o ZoomText e alterar as definições no computador para se adequar à minha condição ocular, permitindo-me ler a informação do computador novamente. Recebi aconselhamento sobre técnicas de apresentação, entrevistas técnicas, preenchimento de formulários de candidatura e melhorias do meu CV.”

"Sendo eu uma pessoa com deficiência visual a tentar regressar ao mercado de trabalho, uso tecnologias de apoio, como o ampliador de ecrã que me permite usar ferramentas como o Word, Excel e Outlook”.

O que significa ser voluntário

 "Desde que comecei a trabalhar como voluntário no RNIB, consegui obter uma compreensão muito mais ampla dos serviços que a instituição possui para pessoas com deficiência visual.”

"O voluntariado é uma grande parte do RNIB e o tempo que passei com eles ofereceu-me mais confiança para que, alguém como eu que tem deficiência visual, possa ajudar os outros que estão na mesma situação que eu. Esse sentimento e experiência dá-me uma grande satisfação por sentir que faço parte de uma mudança na vida das pessoas”.

"Por experiência pessoal, um voluntário recebe formação em várias áreas e pode tornar-se um trunfo para qualquer organização. Fui voluntária no RNIB há mais de um ano e foram-me fornecidos equipamentos especializados, ampliador de ecrã, suportes de informação acessíveis e suporte sempre que necessário.”

"Graças ao apoio e incentivo das equipas com as quais trabalhei, consegui reconstruir a minha autoconfiança, aprendi a trabalhar com novos softwares e conheci pessoas diferentes, com ou sem deficiência. Acho que me tornei uma pessoa muito melhor e, graças à minha experiência como voluntária, ofereceram-me um cargo a tempo parcial no The Retail Trust, como Assistente de Aconselhamento".

Adrian Andrews compartilha sua história e dicas

"Eu trabalho voluntariamente como parte do serviço de aconselhamento telefónico do RNIB um dia por semana, contactando as pessoas que recentemente usaram o serviço de acompanhamento.”

"Eu tenho retinose pigmentar e também sou utilizador de bengala branca”.

"Eu acredito que as pessoas com deficiência visual podem ser excelentes voluntários, especialmente na área da deficiência visual, porque têm uma maior compreensão do tipo de problemas enfrentados pelas pessoas que os procuram”.

"Eu acho que em outras instituições de solidariedade as pessoas com deficiência visual teriam um elevado nível de empatia e compreensão, porque elas sabem o que é viver com uma deficiência e em situações difíceis.”

"Sei que as pessoas com quem falo através do RNIB me dão um feedback muito mais detalhado e se abrem mais quando lhes digo que também tenho deficiência visual. Eu acredito que isso é porque eles sentem que estão falando com alguém que entende o que eles estão a dizer e a sentir”.

"Ao criar laços de amizade sou capaz de dar às pessoas dicas, conselhos e uma palavra de compreensão, tudo com base na minha própria experiência.”

"O RNIB facilita o trabalho das pessoas com deficiência visual que querem ser voluntárias por permitir flexibilidade horária, fornece tecnologias de apoio e software acessível para facilitar a utilização do computador”.

"As pessoas com deficiência visual são simplesmente pessoas. Apenas "veem as coisas" de forma ligeiramente diferente. Eles são um grupo de pessoas com várias habilidades e experiência, assim como qualquer outro grupo. As instituições que não os estão a “utilizar” estão a perder uma oportunidade”.

Como você pode descobrir mais?

Aqui no RNIB, descobrimos que o voluntariado pode ser extremamente benéfico, tanto para a organização como para a nossa rede de voluntários.

Para quem mora no Reino Unido e está interessado em descobrir mais sobre o voluntariado para RNIB, visite www.rnib.org.uk/volunteering.

Em alternativa, pode procurar outras oportunidades de voluntariado noutras instituições sociais mais perto de sua casa e desfrutar da experiência!