ACAPO-Actual Edição Fevereiro 2018
N.º 101 - fevereiro de 2018
Coordenação editorial: Marta Pinheiro - Direção Nacional
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens.
E-mail: actual@acapo.pt
1. O que fizemos
1.1 ACAPO e ONCE reúnem em Madrid
Em Madrid, no passado dia 6 de março, teve lugar a primeira reunião anual da Comissão de Acompanhamento do Convénio ACAPO-ONCE, integrada por Tomé Coelho, Augusto Hortas, Maria do Rosário Cunha (ACAPO) e por parte da ONCE, Ana Peláez (Conselheira Geral Executiva de Relações Internacionais e Internacionalização da ONCE) e Javier Güemes (Director Técnico de RI da ONCE). Nesta reunião foram tratadas matérias no âmbito da solidariedade institucional, das quais se destaca a organização de um seminário sobre o Tratado de Marraquexe, o intercâmbio de boas práticas sobre o voto acessível (matriz braille), a coordenação portuguesa do Conselho Iberoamericano do Braille e a representação das duas instituições em organizações internacionais como a União Europeia de Cegos e a União Mundial de Cegos. A segunda reunião anual deste convénio está agendada para a primeira semana de julho, em Lisboa.
1.2 ACAPO transmite conhecimentos em Cabo Verde
Tal como noticiado em número anterior do boletim informativo ACAPO-Actual, uma delegação da ACAPO, composta pelo Presidente e Tesoureiro, Tomé Coelho e Augusto Hortas, esteve, entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro, em Cabo Verde no âmbito do projeto ACCEDERE. Para além da formação que ministrou a 40 quadros da Federação Cabo-verdiana de Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD), do calendário do projeto fizeram ainda parte um encontro na residência oficial da embaixadora de Portugal, Helena Paiva, e com a responsável para a cooperação cultural, Raquel Marchã e ainda uma reunião de acompanhamento do projeto entre a FECAD e a ACAPO.
1.3 ACAPO apoia candidatura da ONCE a prémio europeu
A ACAPO deu a conhecer ao Júri da XII Edição do Prémio Europeu Carlos V o seu apoio à candidatura da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis. Este prémio, atribuído pela Fundação Académica Europeia de Yuste, procura distinguir personalidades ou organizações que contribuíram para o conhecimento geral ou para o engrandecimento dos valores culturais e históricos da Europa e para a unificação da União Europeia. Na carta, assinada pelo presidente da Direção Nacional enalteceu-se o decisivo contributo da organização espanhola na construção de uma “Europa para Todos”, referindo-se, nomeadamente, a sua intervenção no planeamento de políticas europeias no âmbito da economia social. O Prémio Carlos V já foi recebido por personalidades como Jacques Delors, Presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, e Jorge Sampaio, antigo Presidente de Portugal entre 1996 e 2006.
1.4 Braille fora da sala de aula
A Direção Nacional da ACAPO publicou no seu website um documento, dirigido ao público em geral, sobre a utilização do sistema do Braille. No documento, a ACAPO lançou uma série de recomendações a empresas e individuais sobre a pertinência de produzirem (ou não) informações em suporte Braille. O documento, em formato word, encontra-se inserido na secção “Deficiência visual” e subsecção “Informações para a Comunidade”.
1.5 Revista Louis Braille n.º24
Foi publicada no final do mês de fevereiro a edição n.º24 da Revista Louis Braille, uma publicação subordinada ao tema da deficiência visual, detida pela ACAPO. Neste número da Revista, agora coordenada por Jerónimo Nogueira, o destaque vai para a entrevista à Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que faz um balanço dos dois anos de governação e apresenta as principais áreas de intervenção no ano de 2018. Esta edição conta ainda com os artigos de Carlos Lopes, ex-atleta paralímpico, sobre o desporto de alta competição para pessoas com deficiência; de Rui Batista sobre o papel da tecnologia na orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual; de Rodrigo Santos sobre a lei da não-discriminação; e das novas rubricas (Caleidoscópio e Extramuros), por Augusto Deodato Guerreiro e Jerónimo Nogueira, respetivamente. A Revista incentiva todos os leitores a contribuírem já na organização do próximo número, a ser publicado no 2.º trimestre do ano, com sugestões de temas ou apresentação de trabalhos próprios.
1.6 LIDL promove o Bem
O LIDL, no âmbito do projeto de Responsabilidade Social “ Promoção do Bem” realizou no passado dia 15 de fevereiro, no Museu do Oriente, a conferência “Promoção do Bem - A responsabilidade social é de todos”, na qual a ACAPO marcou presença. Este evento teve como principais objetivos debater os desafios atuais do terceiro setor, e de capacitar as IPSS com ferramentas de gestão para melhorarem continuamente o seu trabalho.
1.7 ACAPO assiste a audição pública sobre o ensino e futuro dos jovens com deficiência
Dia 23 de fevereiro, a ACAPO, representada pelo Presidente da Direção Nacional, Tomé Coelho, esteve presente numa audição pública promovida pelo Partido Comunista Português (PCP), na Assembleia da República. Com este encontro o PCP pretendeu aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades sentidas e a realidade concreta dos jovens com necessidades educativas especiais e suas famílias após o ensino obrigatório. Com este contacto com as pessoas com deficiência, suas famílias e organizações representativas, o partido diz pretender “encontrar soluções para os problemas” identificados.
1.8 Delegação de Lisboa terá novas instalações
A Direção Nacional e a Delegação de Lisboa da ACAPO têm, nos últimos meses, trabalhado com a Câmara Municipal de Lisboa com a finalidade de encontrar uma “nova casa” para os serviços de reabilitação da instituição nesta cidade. Atualmente, a Delegação está sediada em instalações cedidas, ao abrigo de um protocolo, pela Câmara Municipal de Lisboa, situadas perto da Praça Marquês de Pombal, na Rua Rodrigues Sampaio. Na impossibilidade de prosseguir com a cedência deste espaço, a Câmara Municipal disponibilizou umas instalações que se situam perto da Avenida das Forças Armadas, cujo projeto de obra se encontra agora a ser alvo de análise por parte do Instituto da Segurança Social. Assim que se justifique a ACAPO voltará a prestar mais informações sobre este assunto.
1.9 Associado da ACAPO lança livro “Raízes”
A Presidente da Delegação do Porto da ACAPO marcou presença no lançamento do livro “Raízes” da autoria do associado Fernando Martins Alves que teve lugar dia 3 de fevereiro, no Orfeão do Porto, espaço que completava 108 anos de existência. A apresentação do evento ficou a cargo de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, na qualidade de amiga do autor, e da Troupe das Palavras Vivas. Dia 10 de fevereiro, a Delegação do Porto da ACAPO festejou o Carnaval com uma festa que contou com a participação de quase 60 pessoas. A sugestão de brincar ao Carnaval foi aceite pela maioria, o que fez a festa estender-se até ao início da noite.
1.10 Delegação do Porto leva associados a (re)viver tradições
Cerca de 40 pessoas saíram em viagem, dia 27 de fevereiro, com a Delegação do Porto da ACAPO até à Quinta da Avessada, em Favaios, para integrarem a atividade “Desmancha do Porco”. Todos os participantes deliciaram-se com os cantares ouvidos e as iguarias confecionadas, servidas de forma tradicional. A Delegação do Porto continua com esta atividade a apostar na promoção de atividades de cultura e lazer que favoreçam o convívio entre os seus associados e o combate ao isolamento e exclusão social.
1.11 Porto retoma aulas de Biodanza
Foi com muita emoção e alegria que os associados da Delegação do Porto receberam o reinício da atividade da Biodanza. Dançar a vida é a proposta do facilitador Luís Alfaro, da Fallowbiodanza, que quinzenalmente dinamiza cada sessão.
1.12 Equipa de Goalball faz pausa para convívio
Decorreu no dia 15 de fevereiro um jantar com a equipa de Goalball do Porto, com o patrocínio da churrasqueira “Nova Era”. Com o intuito de criar laços e aproximar cada vez mais os jogadores da sua equipa de Goalball, este jantar decorreu animadamente e com conversas sobre táticas e técnicas dos jogos e seus intervenientes. Estiveram presentes os jogadores, treinadores e os Diretores da Delegação do Porto.
1.13 Peça de teatro “O Mágico” esteve em cena na ACAPO
A Delegação do Porto abriu as suas portas para receber a peça de teatro “O Mágico”, apresentado pelo Espaço T, no âmbito do Projeto Palcos para a Inclusão. Assim, no dia 23 de fevereiro o auditório da Delegação ficou repleto de pessoas que assistiram animadas à peça apresentada.
1.14 Delegação de Vila Real realizou a atividade de Carnaval
A Delegação organizou no passado dia 7 de fevereiro uma atividade alusiva ao Carnaval que teve como objetivo trabalhar competências de motricidade fina, discriminação tátil e destreza manual. Cada utente decorou um chapéu a seu gosto com diversos materiais e pôde deste modo, utilizá-lo no dia de Carnaval.
1.15 Delegação de Vila Real realizou a atividade de São Valentim
No passado dia 14 de fevereiro a delegação de Vila Real, no âmbito das atividades ocupacionais, celebrou o dia de São Valentim/ Dia da Amizade, que teve como objetivo fomentar o relacionamento interpessoal do grupo e trabalhar competências motoras. Foi criado um quadro em forma de coração com todos os utentes que formam o grupo das atividades ocupacionais e que será exposto numa das paredes da delegação.
1.16 Delegação de Vila Real foi testar as bengalas eletrónicas à UTAD
No passado dia 19 de fevereiro, um grupo de associados da Delegação de Vila Real realizou testes para experimentar uma bengala eletrónica que se encontra a ser desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este dispositivo conta com um sistema de visão artificial e uma aplicação móvel e trabalha com o objetivo de aumentar a autonomia das pessoas com deficiência visual. Este projeto está a ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
1.17 Delegação do Algarve faz da cozinha uma terapia
No passado dia 14 de Fevereiro, a Delegação do Algarve da ACAPO organizou o workshop terapêutico “Aprender a fazer um bolo em 5 minutos”. A atividade, orientada pela terapeuta ocupacional Rita Sousa, teve como principal objetivo promover a participação ativa dos associados e utentes da ACAPO nas atividades da instituição, promover a partilha de conhecimentos, estratégias e dar a conhecer alguns produtos de apoio relacionados com a utilização da cozinha. A atividade decorreu entre as 15h00 e as 17h00, num clima de partilha e aprendizagem, onde os participantes puderam confecionar receitas de bolos numa caneca, nomeadamente, bolo de maçã e canela, bolo de laranja e bolo de chocolate.
1.18 Delegação dos Açores participa na IV Gala do Desporto de Ponta Delgada
No passado dia 22 de fevereiro, a Delegação dos Açores da ACAPO marcou presença na IV Gala do Desporto de Ponta Delgada, que decorreu no Coliseu Micaelense. Nesta gala foram distinguidos os atletas que mais se destacaram em 2017, bem como o prémio carreira que se destina a homenagear uma figura que se tenha destacado ao longo dos anos. Este prémio foi atribuído a título póstumo ao piloto de automobilismo Horácio Franco. É de salientar ainda que nesta gala foi entregue um donativo à Associação de Pais e Amigos das Crianças com Deficiência do Arquipélago dos Açores, fruto da contribuição dos espectadores. A Delegação dos Açores da ACAPO endereça os parabéns a todos os contemplados nesta noite.
2. O que vamos fazer
2.1 83.º Assembleia de Representantes da ACAPO
Conforme convocatória que seguirá dentro de dias para os habituais destinatários, realizar-se-á a 24 de março (sábado,) no restaurante “A Valenciana”, na Rua Marquês da Fronteira, nº 67, em Lisboa, a 83ª Assembleia de Representantes, que, além da discussão sobre o Relatório de Atividades e da Conta de Gerência da ACAPO referentes a 2017, se ocupará da constituição de CAVI (Centros de Apoio à Vida Independente) dentro da ACAPO. Os trabalhos decorrerão entre as 11 e as 18 horas. A Presidência da MAR incentiva a presença de “associados que possam estar interessados nestes temas”. Para tal, visto que o espaço é limitado, pedíamos que se inscrevessem junto da colaboradora Rosário Cunha, pelo telefone 21 324 45 28, ou para o e-mail mar@acapo.pt.
2.2 Queres aprender inglês?
Estão abertas as candidaturas a uma bolsa de estudo para um curso de inglês no Centro de Recursos Educativos da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis, em Pontevedra (Espanha). Podem candidatar-se a esta bolsa os associados da ACAPO, com quotização regularizada e idade entre os 15 e os 17 anos. Os candidatos devem possuir um nível intermédio/intermédio alto de língua inglesa, dispor de um domínio suficiente de leitura e escrita em Braille, tinta ou informática e apresentar adequadas técnicas de orientação e mobilidade. O curso terá uma carga letiva de 60 horas e irá decorrer entre 30 de julho e 10 de agosto. As candidaturas que decorrem até 30 de março podem ser efetuadas através do telefone 213 244 528 ou do e-mail relacoesinternacionais@acapo.pt. Posteriormente, os candidatos serão contactados para efetuarem uma prova de inglês, oral e escrita.
2.3 Delegação do Porto em férias
A colónia de férias da Delegação do Porto da ACAPO está já com as inscrições abertas. Terá lugar no Complexo da Árvore, em Vila do Conde, de 27 de julho a 06 de agosto. Caso esteja interessado em participar, contate os Serviços Administrativos da Delegação.
2.4 Grupo de Manualidades contribui para projeto ecológico
O Grupo de Manualidades juntou-se ao Projeto Saco Ecológico e está a produzir sacos com tecidos reaproveitados contribuindo de forma original, através da reciclagem para a preservação da biodiversidade. Os sacos, com motivos florais e outros, com a palavra ACAPO inscrita a tinta lavável ou bordada em ponto de cruz, estarão à venda na nossa Delegação, na Paróquia do Bonfim e na Junta de Freguesia do Bonfim. Faça parte desta pegada ecológica e adquira um saco da ACAPO.
2.5 Grupo de Manualidades volta a ter “Feirinha da Páscoa”
A Delegação do Porto vai uma vez mais apresentar aos seus associados, utentes e amigos uma “Feirinha da Páscoa”. Seja solidário e adquira os presentes para a madrinha ou afilhados nesta exposição que está patente de 15 a 17 de março, das 14h00 até às 21h00.
2.6 Tertúlia Corrida com Guia
No próximo dia 17 de março, às 10h30, a Delegação do Porto organiza uma tertúlia que visa incentivar à prática desportiva. Esta tertúlia será dinamizada por Alexandre Clementino que irá explicar o conceito de corrida com guia. Inscreva-se!
2.7 Vamos aprender a jogar Xadrez (continuação)
Depois do êxito da primeira sessão, a Delegação de Coimbra da ACAPO organiza, dia 17 de março, a segunda aula para aprendizagem de xadrez. A atividade é iniciada com um almoço convívio que terá início às 13h00. As inscrições decorrem como é habitual, nos serviços administrativos até ao próximo dia 14 de março.
2.8 Reagendamento do rali da ACAPO
Informa-se que por motivos climáticos, a atividade Rali ACAPO, que estava agendada para o dia 03 de março foi cancelada. A mesma foi previsivelmente agendada para o dia 08 de julho de 2018. Para essa nova data o programa será rigorosamente o mesmo. A Direção da Delegação de Viana do Castelo lamenta os incómodos que esta alteração possa ter causado.
2.9 Delegação de Braga organiza visita cultural
No dia 17 de março de 2018, a ACAPO - Delegação de Braga vai realizar uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Bacalhoeiro Santo André, ancorado na ria de Aveiro na Gafanha da Nazaré. Para se inscrever contacte a Delegação de Braga da ACAPO (Maria José Baptista), até ao dia 12 de março de 2018, através do número 253 26 77 66, onde poderá obter mais informações.
3. Volta a Portugal
3.1 RTP dispõe de nova funcionalidade de audiodescrição
Desde o mês de fevereiro a RTP passou a disponibilizar para todos os operadores de televisão por subscrição um sistema dual áudio para transmissão dos conteúdos por si produzidos com audiodescrição. Para os operadores de telecomunicações por subscrição - Meo, Vodafone e NOS - esta funcionalidade só resulta no aparelho de televisão que está ligado à set-top-box. Se for alterado o canal a configuração desaparece e terá de se proceder à mesma de novo. Sempre que desligar o seu aparelho de televisão a opção desconfigura-se, sendo necessário proceder sempre à mesma quando o liga. Só funcionará, obviamente, no canal onde foi anunciada e será emitida a audiodescrição, portanto esse canal terá de estar sintonizado. A emissão é em tudo semelhante à normal, apenas tem um canal de áudio com uma voz sintetizada, que no caso da RTP é uma voz feminina na narração da audiodescrição. Para proceder ao acesso deverá seguir as normas mediante o seu operador de televisão. No caso da MEO: Em primeiro lugar pressione no segundo botão da direita para a esquerda da última fila de botões do comando para aceder ao “menu”. Seguidamente prima três vezes no círculo do joystick na seta para baixo entrando em “idiomas”, e depois carregue no botão do centro do joystick, que funciona como “enter” para selecionar a opção. Posteriormente prima uma vez mais na seta para baixo e volte a carregar no botão central do joystick para ativar a funcionalidade “audiodescrição”. No caso da Vodafone: Prima no botão central da fila de botões que está imediatamente abaixo do joystick do comando selecionando a opção “menu”. Seguidamente pressione no círculo do joystick na seta para baixo quatro vezes até “idiomas”. Posteriormente carregue no botão central do joystick para ativar a opção. Depois prima novamente uma vez para baixo na seta do joystick e pressione o botão central do mesmo para ativar a funcionalidade “audiodescrição”. No caso da NOS: pressione uma vez no botão central do joystick do comando para ativar o “menu”. Ainda no joystick, prima duas vezes a seta para baixo, para selecionar a opção “Idiomas”, carregando depois no botão central para entrar. Dentro do menu “idiomas”, pressione uma vez na seta para a direita para selecionar a opção “Audiodescrição”, a qual ficará ativa assim que carregar novamente na tecla central do joystick. Se estes passos foram todos dados corretamente, acabou de selecionar o canal de som dedicado à audiodescrição na RTP. Consultando a página da RTP os programas com audiodescrição já se encontram assinalados. Fonte: RTP
3.2 CP chega a mais pessoas com deficiência
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Comboios de Portugal (CP) assinaram, no dia 8 de fevereiro, um aditamento ao protocolo "Descontos para pessoas com deficiência". O aditamento ao protocolo existente pretende alargar o número de pessoas com deficiência beneficiárias, passando a abranger pessoas com incapacidade igual ou superior a 60% e inferior a 80%, as quais usufruirão de 20% de desconto no bilhete para qualquer comboio. Para poder usufruir deste serviço basta apresentar o bilhete de identidade ou cartão do cidadão e o atestado de incapacidade multiusos. De acordo com a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, 2017 apresenta um saldo de mais de 65.000 viagens apoiadas no âmbito deste protocolo. "Com estes dados estamos seguros que estamos no caminho certo. Queremos as pessoas cada vez mais fora de casa, em movimento, cada vez mais incluídas na sociedade. Este é um incentivo a essa maior autonomia e participação cidadã das pessoas com deficiência. É essa a razão de estarmos aqui hoje", frisou Ana Sofia Antunes. As pessoas com incapacidade igual ou superior a 60% e inferior a 80% poderão usufruir deste benefício a partir do dia 1 de março de 2018. Mantém-se em vigor os descontos que existiam no âmbito deste protocolo para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 80%. Fonte: INR
4. Volta ao Mundo
4.1 Tratado de Marraquexe distinguido
O trabalho da União Mundial de Cegos (UMC) pela ratificação e implementação do Tratado de Marraquexe foi distinguida pelo ZeroProject, uma iniciativa da Fundação Essl, que se foca no reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência a nível global. A União Mundial de Cegos foi selecionada, em conjunto com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) pela sua política inovadora. Na conferência, Frederic Schroeder, o Presidente da UMC, lembrou que as pessoas com deficiência visual ou com dificuldades em aceder à informação impressa têm acesso a menos de 5% das obras publicadas – menos de 1% nos países desenvolvidos. O presidente da organização mundial lembrou ainda que a revolução digital oferece a possibilidade de expandir o acesso à informação impressa mas que as leis nacionais autorais constrangem a livre circulação transfronteiriça de obras acessíveis. É com este objetivo que a UMC e a OMPI se encontram, desde 2008, numa intensa campanha em favor da ratificação do Tratado de Marraquexe.
5. As nossas formações
No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!
-
Coimbra
Técnicas de procura de emprego
Carga horária: 25 horas
Data de início: 12-03-2018
Data de fim: 26-03-2018
Horário: 09:30 - 13:00
-
Lisboa
Datas a anunciar
Formação Inicial
Curso de Serviços Administrativos e Atendimento ao Público - 2900h;
Formação Contínua
Curso de Introdução às TIC para Pessoas com Deficiência Visual - 50h;
Curso de Utilização de Leitores/Ampliadores de Ecrã em Sistema Operativo Windows 10 - 25h;
Curso de Utilização de Leitores de Ecrã - 25h;
Utilização de Dispositivos móveis IOS - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Word - Nível 1 - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Redes Sociais - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Internet e Correio Eletrónico - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em PowerPoint - 25h;
Curso de Utilização de Leitores e Ampliadores de Ecrã em Excel - nível 1 - 25h;
Curso de Grafia Braille para a Língua Portuguesa (nível I) - 50h;
Curso de Grafia Braille para a Língua Portuguesa (nível II) - 50h;
Curso de Comunicação Língua Portuguesa - 25h;
Curso de Comunicação Assertiva e Técnicas de Procura de Emprego para pessoas com deficiência Visual - 25h;
Curso de Orientação e Mobilidade - aperfeiçoamento - 25h;
Curso de Orientação e Mobilidade - 50h;
Curso de Desenvolvimento de Competências de Autonomia para a Empregabilidade Nível I - 200h;
Curso de Desenvolvimento de Competências de Autonomia para a Empregabilidade Nível II - 200h.
6. Os nossos parceiros
6.1 UEST…tudo de novo!
A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.
Sugestão para este mês: Lupa digital portátil Looky 10
O Looky 10 incorpora um ecrã de 10,1 polegadas, produzindo excelentes imagens e um brilho excecional. É uma lupa eletrónica portátil com ecrã de 10 polegadas, permitindo um maior conforto de leitura devido ao tamanho do ecrã e mais leve que um computador, facilitando assim o seu transporte.
O Looky 10 possui diversos recursos úteis:
-
O suporte integrado que dobra facilmente, criando um ângulo de leitura excecional para o utilizador;
-
A grande sensibilidade tátil do ecrã que permite ao utilizador explorar texto e imagens ao vivo sem mover o dispositivo;
-
A excelente exibição a distância que permitirá ao utilizador, como por exemplo, visualizar os horários do comboio;
-
A vista de espelho que permite ao utilizador, por exemplo, maquilhar-se ou arranjar o seu cabelo.
Vantagens para associados da ACAPO:
Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.
Horário de funcionamento:
10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)
Contactos UEST
Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423
Telefone: 21 727 65 05
E-mail: loja@uest.pt
Facebook: www.facebook.com/uest.online
6.2 Hospital Veterinário de São Bento
A ACAPO e o Hospital Veterinário de S. Bento, em Lisboa, continuam a proporcionar melhores condições no acesso a serviços médico-veterinários. Este Hospital presta gratuitamente consultas a cães-guia, com o limite de um atendimento por mês (salvo situação de urgência). Este acordo proporciona ainda aos animais domésticos dos associados da ACAPO uma redução de 10% em todos os atos médicos (consulta, exames e consumíveis) sobre os preços da tabela em vigor. Para saber mais sobre as vantagens deste protocolo contacte a Direcção Nacional da ACAPO ou o Hospital Veterinário de S. Bento, através do telefone 213972997 ou e-mail geral@veterinario.pt.
7. O que disseram sobre nós
Tema: Bengala com nova tecnologia pode ajudar pessoas cegas
Onde: TVI 24
Quando: 25 de fevereiro
“Uma bengala associada a tecnologia está a ser desenvolvida para ajudar os cegos a moverem-se de forma mais autónoma. O projecto da universidade de Trás-os-montes e do INESC TEC ainda está a ser testado, mas quer chegar ao público.”
Assista à reportagem na íntegra