ACAPO-Actual Edição Maio 2018
N.º 104 - maio de 2018
Coordenação editorial: Marta Pinheiro - Direção Nacional
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens.
E-mail: actual@acapo.pt
1. O que fizemos
1.1 ACAPO dá formação em Cabo Verde
Integrada nas atividades atribuídas à ACAPO enquanto parceira do projeto ACCEDERE, Acesso à Cultura em Cabo Verde e Desenvolvimento Turístico e de Representação das Pessoas com Deficiência realizou-se de 21 a 25 de maio, na cidade da Praia, em Cabo Verde, uma ação de formação de formadores sobre atendimento e prestação de serviços para as pessoas com deficiência. Nestas 30 horas de formação, ministradas por duas colaboradoras da ACAPO, Carla Santiago e Maria do Rosário Cunha, pretendeu-se capacitar e formar 20 elementos da FECAD e suas associações constituintes, no domínio do Turismo Acessível e Inclusivo para que, no decorrer deste projeto, formem operadores turísticos e profissionais dos ramos da hotelaria, restauração e turismo. Pretende-se desta forma desenvolver competências junto destes profissionais que venham a assegurar um alto padrão de serviços adequados às pessoas com deficiência. De 28 a 31 de maio, a ACAPO realizou a visita de acompanhamento deste projeto, participando num conjunto de reuniões onde foi avaliada a execução do primeiro ano do projeto e as atividades a realizar já no decurso do próximo semestre.
1.2 ACAPO discute implementação da CDPD em Bruxelas
Em representação do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD), Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, participou, no passado dia 29 de maio, em Bruxelas, no Work Forum sobre a implementação da Convenção da ONU. Este evento, realizado anualmente, destina-se a reunir representantes com responsabilidades na implementação e acompanhamento da Convenção: Pontos Focais, Mecanismos de Coordenação e Mecanismos de Monitorização. Fizeram também parte do debate, instituições da sociedade civil e organizações de pessoas com deficiência. Através deste Fórum de Trabalho, a Comissão Europeia, enquanto organizadora e patrocinadora do evento, pretende garantir que a Convenção da ONU é plenamente respeitada na UE e proporcionar a partilha de experiências sobre a sua implementação. Esta edição esteve focada na temática da saúde, habilitação e reabilitação, no papel do Comité da ONU dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e na defesa de direitos pelas próprias.
1.3 Psicólogos da ACAPO beneficiam de programa de formação da ONCE
Dois colaboradores da ACAPO, Anabela Miranda (Delegação de Lisboa) e José Mário Albino (Delegação de Coimbra), participaram, na qualidade de convidados numa ação de formação interna da Organização Nacional de Cegos Espanhóis dirigida a psicólogos, entre 21 de maio e 1 de junho, em Madrid. A oportunidade advém do convénio de cooperação mantido entre a ACAPO e ONCE, que permitiu a abertura de vagas específicas para o acolhimento de dois psicólogos da ACAPO. A ação permitiu não só a aprendizagem de técnicas e metodologias de intervenção, mas também o contacto com uma outra realidade que, seguramente, pode ser inspiradora para o trabalho a desenvolver na ACAPO. Por outro, revelou-se também uma excelente oportunidade para partilhar experiências, mais concretamente as metodologias seguidas pela ACAPO que despertaram a curiosidade dos psicólogos da organização espanhola.
1.4 Conselho Iberoamericano do Braille reúne em Madrid
De 16 a 18 de maio, no Centro de Recursos Educativos da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis, em Madrid, realizou-se a reunião anual do CIB – Comité Executivo do Conselho Iberoamericano do Braille.
Nesta reunião estiveram presentes todos os seus membros, a saber: Alberto Daudén (ONCE), João Fernandes (ACAPO), Norma Toucedo (ULAC representante da América Hispânica) e Regina Oliveira (ULAC - representante do Brasil), tendo os trabalhos sido dinamizados pelo representante da ACAPO, que coordena este órgão pelo segundo ano consecutivo. Desta reunião de trabalho constaram diversas atividades, nomeadamente, a apresentação de uma proposta para o desenho de um sítio web do CIB, feita pelo representante da ACAPO e a apresentação e discussão, com os coordenadores das Comissões Técnicas de Ciências e da Didática do Braille, do Plano de Atividades do CIB para 2018, um documento que foi aprovado na reunião presencial do Comité Executivo realizada em novembro de 2017 em Lisboa.
1.5 Conferência debate direitos das pessoas com deficiência
No passado dia 29 de maio, no Fórum Picoas, em Lisboa, teve lugar a conferência “Os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Implementação da sua Convenção”. Este evento foi organizado no decurso do projeto “Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos” que se encontra a ser desenvolvido pela Universidade Autónoma, em parceria com a ACAPO, Associação BIPP e AFID.
Augusto Hortas, tesoureiro da Direção Nacional da ACAPO, integrou o painel de oradores, ao lado de Abílio Cunha, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Paula Campos Pinto, professora na Universidade de Lisboa e presidente do Me-CDPD, Pedro Costa, da Federação das Associações de Surdos e de Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador. A sessão contou ainda com as presenças da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos.
1.6 ACAPO debate inclusão no ensino superior
Dia 16 de maio, a Direção Nacional da ACAPO voltou à Assembleia da República para marcar presença na audição parlamentar sobre a Inclusão no Ensino Superior, promovida pela Comissão de Educação e Ciência. Do programa do evento constaram as intervenções de representantes de todos os grupos parlamentares e das coordenadoras dos gabinetes de apoio ao estudante com necessidades especiais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, Lília Aguardenteiro Pires e Alice Ribeiro, respetivamente. Na sua breve intervenção, Tomé Coelho, presidente da Direção Nacional da ACAPO, alertou para o facto de uma escola mais inclusiva depender de um reforço das verbas dirigidas às instituições de ensino, sendo só assim possível passar efetivamente da “teoria à prática”. O Presidente da DN aproveitou ainda para abordar as discriminações no acesso a alguns cursos superiores por alunos com deficiência visual, nomeadamente, de fisioterapia, comunicação e desporto.
Assista à audição parlamentar na íntegra
1.7 ACAPO contacta com boas práticas empresariais
No passado dia 10 de maio, realizou-se, em Lisboa, no Grande Auditório do ISCTE-IUL, o V Congresso Nacional da Formação Profissional subordinado ao tema “Pensar a Formação – Ação e Transformação”. Neste congresso participaram organizações como a TAP Air Portugal, McDonald’s, ATEC -Academia de Formação, NavigatorCompany, Mota-Engil, Turismo de Portugal, Sonae, Nestlé, IKEA, INV/youUp, IEFP, ANQEP e o ISCTE-IUL. Durante o evento foram apresentadas várias comunicações com informação diversificada, nomeadamente estatísticas de escolaridade, resultados de execução de formação certificados pelos referenciais ANQEP, no entanto, foi transversal o realce da formação como instrumento prático de integração no mercado de trabalho. A ACAPO participou neste evento com o objetivo de tomar conhecimento da realidade empresarial no que respeita à formação profissional.
1.8 Aula experimental de yoga terapêutico
Dia 10 de maio, a Delegação do Porto recebeu uma aula experimental de yoga terapêutico. Tratou-se de uma oportunidade para que associados, utentes e amigos da Delegação conhecessem esta atividade, que se espera que venha a assumir um caráter regular.
1.9 Associado da ACAPO lança livro “Raízes”
No passado dia 19 de maio, a Presidente da Delegação do Porto, Paula Costa, esteve presente no lançamento do livro “Raízes” do associado Fernando Martins Alves, em Arouca. No evento estiveram presentes várias individualidades, entre as quais Ana Sofia Antunes, secretária de estado da inclusão das pessoas com deficiência, na qualidade de amiga do autor, Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, bem como representantes de outras entidades locais. Aproveitando a oportunidade, a Delegação ofertou à Biblioteca Municipal de Arouca três livros infantis e inclusivos procurando assim, contribuir para uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual.
1.10 Semana da Saúde no Porto
De 21 a 25 de maio teve lugar a Semana da Saúde organizada pela Junta de Freguesia do Bonfim (Porto). Este ano sob o tema “Saúde para Todos”, a Delegação do Porto da ACAPO teve uma participação bastante ativa com a dinamização de rastreios, aulas abertas, exposições. Dia 23, a Delegação promoveu um dia aberto e recebeu alunos de várias escolas, sendo esta uma oportunidade para divulgar atividades e serviços.
1.11 Número 215 da Rua do Bonfim dá origem a um projeto artístico
No contexto da sua pós-graduação em práticas artísticas e comunidades, Maria João Lira, associada efetiva da ACAPO, desenvolveu o projeto Retrato 215 com o objetivo de criar uma “fotografia” da delegação do Porto da ACAPO, número 215 da Rua do Bonfim. Das entrevistas realizadas a sete pessoas que mantêm uma relação com a ACAPO resultou a produção de um vídeo e sete esculturas que estiveram em exposição até 1 de junho. A inauguração, ocorrida a 26 de maio, contou com a presença de 40 pessoas.
1.12 1.º torneio de minigolfe em Aveiro
Um grupo de associados da Delegação do Porto da ACAPO participou no 1.º torneio de minigolfe para cegos, organizado pelo Agrupamento de Escolas José Estêvão em Aveiro. O torneio decorreu dia 29 de maio durante todo o dia e recebeu o apoio dos alunos do 1.º ano de desporto e do 3.º ano de apoio à gestão desportiva. Os intervenientes ficaram satisfeitos e muito orgulhosos com os resultados obtidos, realizando a proeza de levar para a Delegação do Porto os 2.º e 3.º lugar, na categoria de mulheres, e os 1.º e 3.º lugar na categoria de homens. Em simultâneo, organizou-se também uma visita ao Museu de Aveiro. No final, ficou o desafio para que ocorram mais iniciativas do género que permitam às pessoas com deficiência a participação em mais atividades desportivas e lúdicas.
1.13 Protocolo com FCP facilita treino de natação
No passado mês de maio foram ministradas quatro sessões experimentais de natação nas piscinas da Campanhã. A turma agora constituída irá prosseguir com estes treinos, dinamizados no âmbito de um protocolo mantido entre a Delegação do Porto da ACAPO e o Futebol Clube do Porto. Junte-se à Delegação!
1.14 Delegação dos Açores da ACAPO participa na VI Feira da Saúde
Dia 17 de maio, a Delegação dos Açores da ACAPO esteve representada na Feira da Saúde um evento organizado pela Escola Básica e Secundária da Povoação (São Miguel – Ponta Delgada). Nesta feira, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com o sistema Braille, escrevendo o seu nome com o apoio de uma máquina Perkins, aprender algumas estratégias de orientação e mobilidade e conhecer alguns desportos praticados por pessoas com deficiência visual, como o goalball.
1.15 Delegação dos Açores da ACAPO participa no VIII Encontro Unidos pela Diferença
No passado dia 17 de maio, a Delegação dos Açores da ACAPO participou no VIII Encontro Unidos pela Diferença. Este encontro englobou várias instituições e turmas da Escola dos Arrifes. Neste dia, a Delegação dos Açores colocou em exposição vários produtos utilizados por pessoas com deficiência visual e que contribuem para o desempenho de várias atividades da vida diária.
1.16 Delegação dos Açores consciencializa para a deficiência visual
No âmbito da Unidade Curricular de Necessidades Educativas Especiais da Universidade dos Açores, a Delegação da ACAPO daquela região foi uma das entidades oradoras de uma palestra dirigida a alunos da licenciatura em Educação Física (2.º ano). A palestra, realizada a 30 de maio, fez parte de uma manhã em que várias instituições de apoio a pessoas com deficiência esclareceram e desmistificaram conceitos e apresentaram estratégias facilitadoras da aprendizagem para crianças dos 0 aos 12 anos de idade.
Estiveram em análise as propostas das instituições no que toca à forma mais adequada de interagir, cativar e adequar conteúdos com vista ao sucesso académico de crianças com necessidades educativas especiais.
1.17 Associados de Viseu visitam Museu do Quartzo
Como forma de comemorar o Dia Internacional dos Museus, que este ano teve como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a Delegação de Viseu da ACAPO proporcionou aos seus utentes uma visita ao Museu do Quartzo no dia 18 de maio. A exposição “Museu inclusivo” teve o objetivo de proporcionar aos visitantes com deficiência visual o contacto com alguns minerais através dos sentidos do tato, paladar e cheiro. Neste dia, o restante público foi também convidado a descobrir os minerais de vendas nos olhos, sem o recurso à visão. Foi também visitada a exposição temporária ”Folclore e os minerais entre nós” com legendagem e flyer informativo em Braille, no âmbito de uma colaboração com esta Delegação.
1.18 Delegação de Viseu contribui para formação de futuros educadores sociais
No dia 21 de maio a Delegação de Viseu da ACAPO colaborou com a Escola Superior de Educação de Viseu, lecionando uma aula para duas turmas do curso de Educação Social. Esta aula foi ministrada no âmbito da unidade curricular de Educação Especial e Inclusiva aos alunos do 1.º ano do referido curso.
1.19 Delegação de Viseu promove ação de consciencialização
No dia 25 de maio, a Delegação de Viseu realizou uma ação de consciencialização dirigida aos técnicos da ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento. Esta ação teve o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre a relação com utentes com deficiência visual e aprender novas técnicas de trabalho.
2. O que vamos fazer
2.1 “Dia da Delegação” chega ao Porto
Em junho, a Direção Nacional da ACAPO vai dar continuidade ao “Dia da Delegação”. Depois de Coimbra, a 2.ª edição desta iniciativa chega à cidade do Porto no dia 28 de junho, pelas 14h30. Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, explica que “com este evento a ACAPO pretende, por um lado, dar a conhecer todas as valências da organização a nível nacional e local, e, por outro, estreitar relações com os seus parceiros”. Será um dia em que a Delegação do Porto estará de portas abertas para mostrar à comunidade os serviços e atividades que promove, com a finalidade de contribuir para uma maior autonomia e independência das pessoas com deficiência. O responsável explica ainda que “é proposta da DN continuar a desenvolver esta iniciativa em parceria com as suas Delegações noutros pontos do país”.
2.2 Festas Populares
Junho é o mês dos Santos Populares e as Delegações da ACAPO encontram-se, um ano mais, a organizar os seus próprios arraiais:
- Coimbra
Sob o lema “Uma sardinha por uma causa”, a Delegação de Coimbra da ACAPO volta a organizar o seu arraial aberto à comunidade. O evento terá lugar dia 16 de junho, pelas 14h30, na cervejaria “Praxis”, contando com o apoio de diversos patrocinadores. Para além das barraquinhas de petiscos, sardinhas, porco no espeto e doçaria diversa, contar-se-á ainda com um stand do Licor Beirão. O evento, que se inicia às 14h30, contará ainda com as atuações da Tuna APPACDM de Soure, do Fado ao Centro, do Grupo Estudantina e da Orxestra Pitagórica e uma exposição de produtos tiflotécnicos pela empresa UEST. Para obter mais informações contacte os serviços administrativos da Delegação ou visite o nosso website.
- Porto
Os associados, seus familiares e amigos da ACAPO estão convidados a festejar o São João no dia 16 de junho. O encontro terá lugar no restaurante Nova Era, a partir das 19 horas, e contará com muita animação e um menu tradicional de São João. Festeje connosco!
2.3 Associados de Leiria experimentam Surf e BodyBoard
A Murillo´s Surf & Bodyboard Academy (MSBA) é uma escola de Surf e Bodyboard estabelecida em São Pedro de Moel desde 2006. Em conjunto com a Delegação de Leiria da ACAPO está a promover uma aula de surf adaptado para pessoas com deficiência visual (a partir dos 6 anos de idade), no dia 17 de junho, na praia de São Pedro de Moel, pelas 9h00. Os participantes poderão escolher a prática de Surf (deslizar nas ondas em pé na prancha), ou Bodyboard (deslizar nas ondas deitado na prancha). Esta escola conta com uma equipa de instrutores com larga experiência de mar e de ensino do surf, e têm trabalhado com Surf Adaptado desde 2015, garantindo todo o material técnico adequado à experiência e aos alunos (nomeadamente fato térmico e prancha), assim como seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil para todos os participantes. A aula decorrerá na praia de São Pedro de Moel, num banco de areia em que os participantes terão água, no máximo, pela altura da cintura. A atividade vai iniciar-se com a apresentação e receção nas instalações da escola, equipar, ir até ao areal, aquecimento, explicação teórica na areia, regras de segurança, e por fim, ondas. Existirá um instrutor na água por cada participante. A participação na aula tem o custo de 5€ por pessoa, que poderão ser pagos no dia da atividade. Mais se informa que a data do evento poderá sofrer alterações mediante as condições do mar. As inscrições decorrem até ao dia 12 de junho e poderão ser feitas via e-mail para leiria@acapot.pt, ou telefone: 244 849 850/96 214 90 50, referindo os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; opção escolhida (Surf ou Bobyboard); Altura (cm); contacto; e no caso de menor de idade: nome e contacto do encarregado de educação.
2.4 Grupo de Manualidades marca presença em arraial
Dia 15 de junho, a Delegação do Porto da ACAPO, através do Grupo de Manualidades, vai marcar presença no arraial organizado pela Escola Básica Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia. O evento decorre a partir das 19h00 e marcará o encerramento do ano escolar.
2.5 “Ler Faz Bem” na Casa dos Açores
No dia 23 de junho, a partir das 10h30, irá decorrer mais uma sessão de leitura pelos voluntários da Imprensa Nacional, mas desta vez na Casa dos Açores, na Biblioteca Natália Correia. A este momento de leitura seguir-se-á um almoço convívio no pátio da Casa dos Açores. Mais informações junto dos Serviços Administrativos da Delegação do Porto.
2.6 Open House Porto regressa este mês
Nesta edição, a Delegação do Porto da ACAPO é novamente parceira do Open House Porto, que decorre entre 30 de junho e 1 de julho. O objetivo do evento passa por dar a conhecer lugares privados de instituições reconhecidas a que vulgarmente não é permitido o acesso e redescobrir arquiteturas esquecidas pelo tempo. O público é convidado a criar o seu próprio itinerário, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar de forma gratuita. Inserida neste evento Open House, no próximo dia 1 de Julho, pelas 9h00, decorrem duas visitas inclusivas destinadas à participação de pessoas com deficiência.
2.7 Delegação de Braga dá-lhe formação em iPhone
Todos aqueles que desejarem aprender a trabalhar com um iPhone poderão fazê-lo na Delegação de Braga da ACAPO. Os interessados têm ao seu dispor vários horários, em regime laboral e pós-laboral e sábados de manhã. Para realizar a sua inscrição e/ou obter mais informações deverá contactar a Delegação de Braga da ACAPO (Maria José Baptista) através do telefone 253 26 77 66.
3. Volta a Portugal
3.1 Valor da PSI atualizado
Foi atualizado pela Portaria n.º 162/2018 o valor da componente base da Prestação Social para a Inclusão, bem como o valor do limite de acumulação de rendimentos de trabalho e o valor de referência anual do complemento enquanto limite de acumulação de rendimentos quando não existam rendimentos de trabalho. A portaria atualiza ainda o valor garantido aos titulares do subsídio mensal vitalício adicionado do complemento extraordinário de solidariedade ao abrigo do regime de proteção social convergente, para os beneficiários que ainda não obtiveram a conversão para a prestação social para a inclusão. No que respeita especificamente ao valor de referência anual da componente base, o valor ano situa-se agora nos 3.228,96 euros, que antes era de 3.171,84 euros. Esta portaria entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação e produz efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2018.
3.2 Colóquio Internacional “Deficiência e autodeterminação: o desafio da vida independente”
Dia 19 de junho, das 9h30 às 18h00, no Auditório do Montepio (Rua Áurea, n.º 219, 6.ºpiso, Lisboa) o colóquio internacional “Deficiência e autodeterminação: o desafio da vida independente”. Entre as várias intervenções, destaca-se a participação de Adolf Ratzka, diretor do Instituto Sueco da Vida Independente (Suécia) e de Kapka Panayotova, presidente da Rede Europeia de Vida Independente. O colóquio é de entrada livre (não são necessárias inscrições) e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Este evento é organizado no âmbito do projeto “DECIDE” que se encontra a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Saiba mais sobre o projeto DECIDE
3.3 Visitas culturais acessíveis a pessoas com deficiência visual
No mês de junho e julho a Locus Acesso continua a promover visitas culturais acessíveis a pessoas com deficiência visual. Dia 30 de junho, pelas 11h00, realiza-se uma visita ao Aqueduto das Águas Livres; Dia 17 de julho, pelas 17h00, ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT); dia 14 de julho, pelas 14h30, à exposição temporária - Escutar as Águas; e dia 21 de julho, pelas 16h00, à performance audio description, no MAAT. Para mais informações ou realizar a sua inscrição contacte a Locus Acesso através do e-mail locusacesso@gmail.com ou telefone 911531627. Para quem não tiver acompanhante, a Locusacesso disponibiliza acompanhante desde o transporte mais próximo do espaço.
3.4 Vida Independente chega ao Algarve
Foi lançado o concurso "Modelos de apoio à vida independente - MAVI" pelo Programa Operacional Regional do Algarve. O período para submissão de candidaturas irá decorrer até ao próximo dia 9 de julho. Todas as questões sobre este tema devem ser colocadas para o telefone 215 952 770 ou e-mail INR-candidaturas.MAVI@inr.mtsss.pt. Mais informações no website do Instituto Nacional para a Reabilitação.
4. Volta ao Mundo
4.1 Ana Peláez é a primeira mulher com deficiência eleita para o Comité da ONU para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres
A espanhola Ana Peláez foi eleita membro do Comité da ONU para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, tornando-se a primeira pessoa com deficiência (visual) a fazer parte deste órgão. A candidatura de Ana Peláez recebeu o apoio de 153 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas e foi a segunda mais votada dos doze novos membros do Comité. Ana Peláez é atualmente diretora executiva de Relações Internacionais da Organização Nacional de Cegos Espanhóis (ONCE) e vice-presidente do Fórum Europeu da Deficiência (EDF). A ACAPO que desde início apoiou, de forma expressa e pública, esta candidatura teve ainda um papel bastante ativo na eleição de Peláez, ao conseguir mobilizar outras associações dos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) no apoio à ativista espanhola.
4.2 União Europeia de Cegos lança podcast
Já está disponível o primeiro podcast da União Europeia de Cegos sobre produtos e inovações tecnológicas acessíveis. O primeiro episódio, produzido neste mês de junho, Mario Percinic e Jakob Rosin passam em revista os principais e mais recentes acontecimentos na área da indústria assistiva. Este podcast é apoiado pelo programa Direitos, Igualdade e Cidadania 2014-2020 da Comissão Europeia.
Conheça o EbuAcessCast [língua inglesa]
4.3 Aplicação “Be My Eyes” chega ao milhão de voluntários
Em maio, a aplicação “Be My Eyes” marcava mais de 1 milhão de voluntários. “Be My Eyes” é uma comunidade voluntária global, disponível através de uma aplicação gratuita para smartphone que apoia pessoas com deficiência visual. A app foi lançada em janeiro de 2015, inicialmente apenas disponível em dispositivos iOS, e em outubro de 2017 chegou aos utilizadores de Android. Mais de um milhão de voluntários, residentes em mais 150 países, estão disponíveis para serem os olhos de uma pessoa com deficiência visual e ajudá-la a compreender informações visuais, como a data de validade de um medicamento, a dosagem de um medicamento, a marca de um detergente.
Saiba mais sobre a “Be my eyes”
5. As nossas formações
No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!
- Coimbra
Técnicas de Procura de Emprego
Carga horária | 25
Data de início | 9 de julho
Data de fim | 25 de julho
Dias da semana | 2.ª, 4.ª, 6.ª
Horário | 9h30 às 13h00
Atividades lucrativas
Carga horária | 25
Data de início | 16 de julho
Data de fim | 31 de julho
Dias da semana | 2.ª, 4.ª, 6.ª
Horário | 09h30 às12h30
Utilização de leitores/ampliadores de ecrã em excel
Carga horária | 25
Data de início | 3 de julho
Data de fim | 26 de julho
Dias da semana | 3.ª, 4.ª, 5.ª
Horário | 09h30 às 13h00
- Lisboa
Utilização de Leitores Ampliadores de ecrã em Windows 10
Carga horária | 25
Data de início | 3 de julho
Data de fim | 26 de julho
Dias da semana | 3.ª e 5.ª
Horário | 09h30 às 12h30
Comunicação - Língua Portuguesa
Carga horária | 25
Data de início | 12 de junho
Data de fim | 31 de julho
Dias da semana | 3.ª e 5.ª
Horário | 14h00 às 17h30
Inscrições e informações: formacao@acapo.pt ou 21 837 10 72
6. Os nossos parceiros
6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos
A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.
Sugestão para este mês: Leitor autónomo EasyReader
O EasyReader é um dispositivo que lê textos com rapidez e precisão. Em apenas alguns segundos, consegue ouvir todos os seus textos impressos, lidos por uma voz natural. É muito simples e de fácil uso. A luz e a sombra não têm nenhum impacto sobre a leitura e mesmo os livros mais pesados podem ser facilmente pressionados e a página está sempre idealmente posicionada devido às margens do scanner serem perfeitamente percetíveis. Além disso, o scanner oferece a maior resolução possível, permitindo assim uma melhor leitura de folhetos de medicação. A bateria permite 7 horas de leitura sem qualquer necessidade de ligar o carregador. Pode facilmente fazer a digitalização de textos sem ocupar muito espaço. Com a mochila, pode levá-lo consigo para onde quer que vá. Pode ainda fazer a digitalização e ouvir os textos com o dispositivo dentro da mochila. A entrada de áudio de auscultadores permite-lhe ler no comboio sem ser perturbado. A mochila não só transporta o dispositivo, como também oferece espaço para documentos, revistas e livros.
Vantagens para associados da ACAPO:
Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.
Horário de funcionamento:
10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)
Contactos UEST
Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423
Telefone: 21 727 65 05
E-mail: loja@uest.pt
Facebook: www.facebook.com/uest.online
6.2 Pony Club do Porto
A ACAPO e o Pony Club do Porto celebraram em 2014 um protocolo de cooperação com o objetivo de facilitar a prática de sessões de equitação terapêutica. Este acordo foi agora revisto, procedendo-se a uma redução dos preços praticados. Para conhecer estas alterações em detalhe contacte a Delegação do Porto da ACAPO.
7. O que disseram sobre nós
Tema: Viseu assinala o Dia Internacional dos Museus com mais de 50 atividades
Onde: Centro Notícias
Quando: 8 de maio de 2018
“Ainda na sexta-feira, dia 18, o Museu do Quartzo convida a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) para uma visita à exposição temporária “Minerais & Folclore: Entre Nós”. Para o efeito serão colocadas legendas em braile de forma a fazer desta uma exposição inclusiva para todos os públicos. Todos os visitantes poderão ter esta experiência através de uma venda nos olhos.”
Tema: Ler com a ponta dos dedos
Onde: Jornal de Notícias
Quando: 16 de maio de 2018
“A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - ACAPO - cria a própria programação cultural. "Um Sentido na Poesia" acontece todas as segundas sextas do mês.”