Numa iniciativa da ACAPO, vai ter lugar, dia 23 de março, a partir das 20:00, no restaurante da Ponte Velha, na Sertã, um “Jantar às Escuras”.

Identificada como uma verdadeira experiência sensorial e humana, trata-se de uma ação de sensibilização promovida pela Delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) aberta à comunidade. O objetivo é desafiar as pessoas normovisuais a jantar de olhos vendados, a fim de experienciarem um pouco da realidade diária das pessoas com deficiência visual. Esclarece a autarquia da Sertã numa nota enviada à comunicação social.


O “Jantar às Escuras” contará com a animação musical do grupo "Alegria e Companhia", da Sertã. As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia da Sertã até ao próximo dia 15 de março.

Esta iniciativa surge no âmbito da parceria estabelecida entre a Delegação da ACAPO de Castelo Branco e a Câmara Municipal da Sertã, que permitiu a implementação, em abril de 2017, de um gabinete de atendimento vocacionado para o apoio a pessoas com deficiência visual e suas famílias. Aquele gabinete funciona num espaço cedido pela Junta de Freguesia da Sertã e tem como principais objetivos o atendimento, o acompanhamento psicológico, social e reabilitativo e o aconselhamento às famílias com problemáticas associadas à perda da visão, adianta a referida nota.

Para a autarquia sertaginense, a existência de uma resposta social no âmbito da deficiência visual no concelho vem reforçar o papel do Município na valorização dos direitos sociais e dos princípios de cidadania e justiça social que norteiam a ação da política e desenvolvimento social.