Na temporada 2017-2018, o Teatro Maria Matos, em Lisboa, torna-se em mais um dos teatros nacionais a disponibilizar sessões com audiodescrição. No dia 24 setembro às 18h30, na sala principal, será apresentado “Moçambique”, um espetáculo da companhia portuguesa Mala Voadora. Esta sessão será audiodescrita por Sofia Afonso com apoio de Anaísa Raquel. O reconhecimento de palco será efetuado no mesmo dia às 17h.

Descrição do espetáculo:

Jorge Andrade nasceu em Moçambique e veio para Portugal com 4 anos, mas o que teria acontecido se tivesse lá ficado? Como teria sido a sua vida? Como teria evoluído a história de Moçambique? Com o atrevimento típico da farsa, Jorge Andrade não só inventa uma nova biografia para si próprio, como também uma nova História para o seu país nativo, misturando realidade e ficção. O resultado é uma comédia irresistível, meio teatro, meio revista, que revisita os discursos que definiram a nossa história colonial e continuam a caraterizar a relação pós-colonial. 

Estreada em setembro de 2016, Moçambique regressa ao Teatro Maria Matos, depois de receber o Prémio Autores 2017 da SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de Melhor Espetáculo.

Nomeações que o espetáculo recebeu:

→ Prémio Autores da SPA/RTP para melhor espetáculo de teatro

→ Menção especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro

→ 2.º melhor espetáculo de teatro de 2016 para o jornal Público

→ Nomeação do Prémio Autores da SPA/RTP para melhor trabalho cenográfico

→ Nomeação para o Globo de Ouro para melhor espetáculo de teatro

Excerto da crítica de Jorge Louraço Figueira no jornal Público ao espetáculo aquando a sua estreia no Porto em 2016:

“Moçambique (…) é uma comédia iconoclasta sobre a memória do país africano, mas sobretudo sobre Portugal hoje, país de precariedade e esforço inglório…”

Outras sessões do espetáculo:

A reposição do espetáculo Moçambique acontece no contexto de um festival que o Teatro Maria Matos está a promover em Marvila em conjunto com a Biblioteca de Marvila, as Topias Urbanas, o Lisboa Na Rua e o Festival Zona Não Vigiada. Este festival chama-se Os Dias de Marvila e inclui programação na freguesia de Marvila e no Teatro Maria Matos. As sessões do espetáculo acontecerão de 20 a 23 setembro às 21h30 e a 24 setembro às 18h30 na sala principal do Teatro Maria Matos.

Morada e acessos:

O Teatro Maria Matos está localizado na Avenida Frei Miguel Contreiras, n.º 52, junto à estação de comboios Roma - Areeiro. Pode chegar até ao Teatro utilizando o comboio, a linha verde do metro e saindo na estação Roma ou utilizando os autocarros 727, 735 e 767.

Preço:

O preço inteiro do bilhete é 12€. Pessoas com deficiência e acompanhante têm acesso a desconto de 50%.

Para reservar:

Pode contactar a bilheteira de terça a domingo das 15h00 às 20h00 através do número de telefone 218 438 801. A sua reserva será válida até 30 minutos antes do início do espetáculo.

Para comprar online:

Pode aceder a mariamatos.bol.pt e comprar o seu bilhete diretamente em casa.