A nossa Delegação dos Açores assinalou, no passado sábado, 16 de março, 29 anos de existência.

Para assinalar a data, promoveu, nas suas instalações, uma sessão comemorativa, aproveitando o momento para apresentar os seus novos serviços, nomeadamente a resposta social de Transporte Adaptado à Pessoa com Deficiência. Este serviço, possível graças à assinatura de um Contrato de Cooperação entre a ACAPO e o Governo Regional dos Açores (GRA) em novembro de 2023, visa disponibilizar transporte e acompanhamento personalizado às pessoas com deficiência visual, apoiando-as, mediante agendamento prévio, nas suas deslocações diárias.

Segundo Diogo Costa, Coordenador Operacional da Delegação dos Açores, aquando da assinatura do acordo, esta resposta “vai contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, sendo há muito ambicionada pelos cidadãos cegos ou com baixa visão da ilha de S. Miguel. Apesar da melhoria nas respostas disponibilizadas, Diogo Costa, defende que é fundamental realizar o levantamento das necessidades em cada uma das ilhas dos Açores, e reclama mais apoios por parte do Governo Regional para que, em conjunto, sejam criadas respostas ao alcance de todos os açorianos com deficiência visual.

O Coordenador Operacional da nossa Delegação dos Açores, garantiu ainda a monitorização da Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência nos Açores, nomeadamente ao nível do tempo de emissão do atestado médico de incapacidade multiuso, ou das adaptações táteis para identificação de passadeiras ou sinais sonoros. O apoio não só do Governo Regional, mas também da Câmara Municipal de Ponta Delgada, foi destacado com a presença da Diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Tânia Fonseca, em representação do Governo Regional, e do Vereador Marco Resendes, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Durante a comemoração, que contou com a presença de Associados, Utente e entidades parceiras, realizou-se ainda a entrega de Testemunhos de Gratidão àDireção Regional das Obras Públicas e à Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado Joseph, como reconhecimento pela colaboração prestada ao longo dos anos.

Para cantar os Parabéns à nossa Delegação dos Açores, marcaram também presença nesta comemoração dirigentes, da Direção Nacional da ACAPO, Rodrigo Santos, Presidente e João Lourenço, Tesoureiro, da Mesa da Assembleia de Representantes (MAR), Graça Gerardo, Presidente, e do Conselho Fiscal e de Jurisdição (CFJ), Duarte Sousa, Vice-presidente. Rodrigo Santos,  aproveitou o momento para enaltecer os passos já dados em prol de uma sociedade mais inclusiva, destacando a importância de um maior e mais ativo envolvimento de todos os atores da sociedade para esta mudança.

Foi neste âmbito, e procurando debater sobre alguns dos principais problemas das pessoas com deficiência visual dos Açores, que na manhã deste mesmo dia, recebemos na nossa Delegação dos Açores a visita do Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingos. Desta reunião resultou o compromisso de uma atuação conjunta visando, por uma lado, a sinalização de pessoas com deficiência visual, a partir de medidas que promovam a sua aproximação à nossa instituição e, por outro, um melhor acolhimento e inclusão das pessoas com deficiência visual na comunidade açoriana. A visita terminou com a bênção das instalações da nossa Delegação dos Açores, numa cerimónia simbólica e emotiva que assinala o atual momento de crescimento e expansão da Delegação ao nível da representação de interesses e prestação de serviços no arquipélago dos Açores. 

Veja no vídeo o momento da bênção da nossa Delegação dos Açores.