Todos os anos, neste dia, o mundo “acorda” para a nossa realidade diária que ainda se encontra repleta de obstáculos a uma vida independente, em várias áreas como o emprego, educação, cultura ou transportes públicos.

Aproveitemos pois, a visibilidade que este dia nos confere para lembrarmos os nossos direitos e quais os que continuam a ser desrespeitados, quer seja por falta de conhecimento, tempo, oportunidade, conveniência.

Nas declarações que prestámos à comunicação social sobre este dia alertámos para várias temáticas, tendo a que diz respeito à circulação de bicicletas no espaço público, e em específico, nas passagens pedonais, recebido maior destaque. Foi com satisfação que nos apercebemos da abrangência desta causa, que não é só das pessoas com deficiência visual, mas de todos os peões.

Também as nossas delegações se empenham para nesta semana realizarem atividades que consciencializem para os problemas de acessibilidade e respeito pela diversidade humana, junto de entidades públicas, privadas e comunidade em geral.

Mas sabemos também que todos vós, pessoas com deficiência visual individualmente, e de forma consciente e responsável, contribuem para a representatividade dos nossos direitos e interesses. Queremos, por isso, agradecer-vos e lembrar-vos que as vossas reclamações são também de todos nós, o que requer uma participação mais ativa e concertada para que juntos consigamos atingir os nossos fins.

Juntos seremos mais fortes e chegaremos mais longe.

 

Tomé Coelho

Presidente da Direção Nacional da ACAPO