A comunidade fica na expectativa de conhecer e utilizar os novos recursos que serão apresentados brevemente. O mesmo aplica-se à acessibilidade, já que por norma são melhoradas e adicionadas funcionalidades que vêm facilitar a interação com o sistema, com as aplicações e com o ambiente que nos rodeia.

Para Android parece que a gigante tecnológica de Mountain View vai integrar o suporte a linhas Braille diretamente no TalkBack, estando melhorados a navegação e os comandos. Relativamente à Lookout – a aplicação que descreve imagens através do que a câmara capta, foi adicionado o modo de imagens que pretende descrever fotografias com precisão. Para a Google importa que, por exemplo, a aplicação não informe que um homem careca tem cabelos. O Accessibility Reader permitirá que os utilizadores possam ler textos longos sem distrações. Esta funcionalidade será bastante útil para as pessoas com baixa visão, já que poderão controlar por exemplo as cores, tamanho dos caracteres e o espaçamento entre frases, palavras e caracteres.

Já a gigante tecnológica de Cupertino na área da acessibilidade apresenta a deteção de portas que estará disponível para equipamentos com o sensor LiDAR. Recorrendo adicionalmente à câmara e à inteligência artificial, será possível saber-se se uma porta encontra-se aberta ou fechada, a distância a que o utilizador está da mesma e a informação que se encontra nas placas. Por fim, o VoiceOver estará disponível em 20 novos idiomas e também serão apresentadas novas vozes.

Para a ACAPO estas melhorias vêm permitir uma maior autonomia das pessoas com deficiência visual, ainda que no Android a interação com o leitor de ecrã Google Talkback deveria ser mais ágil. O input através do Braille no ecrã, uma funcionalidade presente já há muitos anos no IOS vem permitir mais facilidade na introdução de texto, sendo importante que se garanta a qualidade das tabelas Braille portuguesas.