No Dia da Europa, 9 de maio, a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, esteve no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, onde debateu a participação política das pessoas com deficiência visual.

O aumento da participação política das pessoas com deficiência é um dos desígnios consagrados na Estratégia da União Europeia para a Deficiência 2021-2030, existindo igualmente diversas medidas nesta matéria previstas na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025. Esta é uma preocupação em diversos países europeus porque as decisões políticas afetam todas as pessoas.

Com moderação da jornalista Anabela Neves, várias dezenas de pessoas com deficiência visual participaram no evento "Não há mudança sem participação política", onde debateram, com os representantes dos grupos parlamentares, os obstáculos e soluções para que as pessoas com deficiência visual participem mais ativamente, enquanto cidadãos eleitores e elegíveis, na vida política. O evento contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia da República,  Dr. Augusto Santos Silva sendo encerrado por Sua Excelência a Senhora Secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes. Partido Socialista, Partido Social Democrata, Partido Comunista Português, Bloco de Esquerda e Livre participaram neste debate, onde esteve também representada a Comissão Nacional de Eleições.

O seminário contou com três painéis, abordando as diferentes perspetivas:

  • CONNOSCO: A perspetiva das pessoas com deficiência visual sobre a participação política.
  • COM TODOS: Que mudança podem os partidos políticos fazer para que haja mais participação das pessoas com deficiência visual na vida política?
  • MAIS Autonomia no Voto: A mudança - A perspetiva da Comissão Nacional de Eleições

Este evento decorreu no âmbito da nossa participação no projeto PARVIS - Promoting Awareness on the Rights of Visually Disabled People in an Inclusive Society, promovido pela União Europeia de Cegos, que consiste na concretização de uma campanha de comunicação que visa a consciencialização a nível europeu dos direitos das pessoas com deficiência visual. Este projeto, cofinanciado pela Comissão Europeia, resulta de um trabalho conjunto entre vários países da Europa, nomeadamente: Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Montenegro, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Suécia.

Por isso, no dia 9 de maio, a participação política das pessoas com deficiência visual foi discutida em todos estes países. Se não teve oportunidade de se juntar a nós, pode assistir na íntregra no link: Evento “Não há mudança sem participação política” - YouTube

Político cego de pé atrás de um pódio com o seu cão guia. Ele aponta para um cartaz informativo com o texto: “Juntos fazemos a Democracia Acessível às Pessoas com Deficiência Visual! Não há Mudança sem Participação Política.Dia da Europa 9 de maio de 2022