ACAPO-Actual N.º 115

Coordenação editorial: Marta Pinheiro - Direção Nacional

Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens.

E-mailactual@acapo.pt 

1. O que fizemos

1.1 ACAPO “ouve” eleitores com deficiência visual

Na sequência das eleições europeias, realizadas a 26 de maio, a Direção Nacional da ACAPO remeteu aos seus associados um inquérito online, com a finalidade de obter informações sobre a satisfação dos eleitores com deficiência visual em relação à matriz de voto em Braille e ao voto eletrónico. O inquérito foi respondido via web, através da ferramenta Google Forms, entre 27 de maio e 10 de junho de 2019, tendo sido recolhidas 143 respostas válidas. Verificou-se, através do inquérito, que a maioria dos respondentes votaram com recurso à matriz de voto em Braille e ainda que, mais de meia centena de cidadãos mudaram a forma como exerciam o voto, graças à introdução da matriz. Apesar disso, 24 eleitores afirmaram que mesmo utilizando a matriz de voto em Braille, se fizeram acompanhar por outro eleitor. Do inquérito, a Direção Nacional da ACAPO conclui que o conceito da matriz foi aceite, embora precise de melhorias: papel mais espesso; uma abertura maior para marcar o quadrado; a transcrição do nome dos partidos, ou das suas siglas, entre outras. Os resultados do inquérito e as respetivas sugestões da ACAPO foram remetidas às entidades com responsabilidades nos processos eleitorais e na inclusão das pessoas com deficiência.

Relatório “A opinião dos eleitores com deficiência visual”

1.2 Trotinetas sim, no passeio não!

Face às novas formas de mobilidade que se vivem na cidade de Lisboa, a Direção Nacional da ACAPO remeteu um ofício ao vereador da mobilidade, Miguel Gaspar, a comunicar a sua oposição em relação à circulação de trotinetas elétricas nos passeios da cidade. A ACAPO entende que o uso de trotinetas elétricas não vai contribuir para uma redução significativa do número de carros particulares a circular nas cidades, antes sim para o aumento de obstáculos na rua e redução da segurança dos peões mais vulneráveis – uma população que Câmara considera prioritária na sua ação. A posição da ACAPO advém das dezenas de queixas que tem recebido por parte dos seus associados que com a multiplicação das trotinetas deixaram de circular com confiança e segurança na sua cidade. No ofício, a ACAPO aborda ainda a resistência das empresas de aluguer de trotinetas em alterar o seu modelo de negócio: a possibilidade dos clientes alugarem e largaram o meio de transporte onde desejem. Em resposta a este ofício, Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, foi recebido, a 24 de julho, pelo vereador da mobilidade, Miguel Gaspar. [ver notícia 1.3]

1.3 ACAPO discute mobilidade na cidade de Lisboa

No dia 24 de julho, Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, e Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, estiveram reunidos a discutir o presente e o futuro da mobilidade na capital do país. A reunião, que surgiu na sequência de um ofício da Direção Nacional da ACAPO, conforme noticiado acima [ver notícia 1.2], serviu para expor, em primeiro plano, as preocupações da instituição para com a circulação de trotinetas nos passeios e o estacionamento abusivo na cidade. Em resposta, a Câmara sugeriu passar a contar com a participação da ACAPO nas reuniões que mantém mensalmente com os operadores de trotinetas, a fim de ouvir com mais frequência as suas reivindicações e estreitar a comunicação entre as partes. O vereador aproveitou para apresentar a campanha “Na minha rua” que visa dar a oportunidade de os cidadãos participarem as ocorrências em espaços verdes e espaços públicos, habitação e equipamentos municipais que necessitem da intervenção da Câmara Municipal de Lisboa ou das Juntas de Freguesia. A aplicação está disponível tanto para IOS como para Android. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO aproveitou ainda para abordar outros dois assuntos que afetam a mobilidade e segurança de todos os peões com deficiência visual: a falta de semáforos sonoros na cidade e a colocação de sinalética nos passeios. O vereador da CML garantiu assim, que de ora em diante sempre que forem feitas grandes alterações na cidade de Lisboa que a ACAPO passará antecipadamente a ser consultada, com o objetivo de prestar a sua opinião sobre as condições de acessibilidade. Tomé Coelho afirma que saiu satisfeito da reunião “pela possibilidade de a ACAPO ter uma intervenção mais direta em que tudo o que é feito na cidade de Lisboa e que possa influenciar positivamente a vida das pessoas com deficiência visual que nela vivem ou a visitam”.

1.4 ACAPO e Cambridge School oferecem bolsas de estudo

Um ano mais, a Cambridge School, em parceria com a ACAPO, atribuiu seis bolsas de estudo para cursos de inglês, francês e alemão. Os cursos vão decorrer durante os meses de agosto e setembro, nas escolas Cambridge, em Almada, Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto. A ACAPO selecionou as primeiras seis candidaturas de associados, dando prioridade aos que nunca tinham beneficiado da oferta de cursos de língua estrangeira, ao abrigo dos protocolos estabelecidos pela instituição.

1.5 ACAPO inicia projeto pela vida independente das pessoas com deficiência visual

Já estão em funcionamento os três Centros de Apoio à Vida Independente da ACAPO, em Lisboa (região metropolitana de Lisboa), Viseu (região centro) e Porto (região norte). Com a disponibilização de um serviço gratuito de assistência pessoal, os CAVI pretendem promover a vida independente das pessoas com deficiência visual, com um grau de incapacidade superior a 60%. Através dos CAVI, a ACAPO irá prestar diversos apoios, nomeadamente, os relacionados com autonomia doméstica, deslocações, contexto laboral, frequência de ensino superior e investigação, atividades de cultura, lazer e desporto e ainda ações de participação social e cidadania. Nesta fase de implementação dos projetos, os CAVI da ACAPO encontram-se a receber candidaturas de beneficiários e assistentes pessoais.

Contactos:

CAVI Centro (instalações da Delegação de Viseu da ACAPO)

Rua D. Nuno Álvares Pereira bloco B1 r/c esquerdo

3510-096 Viseu

232 419 750

cavicentro@acapo.pt

 

CAVI Lisboa (instalações da Direção Nacional da ACAPO)

Av. D. Carlos I, 126, 9.º andar

1200-651 Lisboa

21 324 45 00

cavilisboa@acapo.pt

 

CAVI Norte (instalações da Delegação do Porto da ACAPO)

Rua do Bonfim, nº 215

4300-069 Porto

96 377 25 52

cavinorte@acapo.pt

1.6 Delegação de Aveiro recebe apoio para o seu funcionamento

No dia 25 de julho, a Direção Nacional da ACAPO, assinou com a Câmara Municipal de Aveiro um protocolo de cooperação financeira para apoio ao investimento no domínio da ação social e um contrato programa de apoio à atividade regular. Tomé Coelho recorda que “este apoio surge na sequência da aquisição de instalações para o funcionamento dos serviços sociais da Delegação de Aveiro”. O responsável afirma ainda que “espera que as pessoas com deficiência visual no distrito possam, finalmente, ter acesso a serviços que as apoiem na sua reabilitação, sem terem a necessidade de fazerem grandes deslocações ou, como acontece, na pior das hipóteses, não terem sequer acesso a este processo”.

1.7 ACAPO marca presença no Arraial Comemorativo do Dia do Cão-Guia

Dia 14 de julho, teve lugar, em Chão de Vento, o arraial comemorativo do dia do cão-guia. Sendo uma das fundadoras da escola, com quem mantém uma estreita parceria, a ACAPO fez-se representar nesta comemoração pelo presidente da Direção Nacional, Tomé Coelho. Do evento fez ainda parte uma exposição de material tiflotécnico, pela empresa UEST, e outra da responsabilidade do Grupo de Manualidades da Delegação do Porto, com trabalhos executados por este grupo.

1.8 ACAPO assiste à entrega de prémio Gulbenkian

A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, o Presidente da Direção Nacional da ACAPO, Tomé Coelho, esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios Gulbenkian e num concerto da Orquestra Gulbenkian. O Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, foi atribuído ao escritor líbano-francês Amin Maalouf - jornalista, escritor, ensaísta, pedagogo humanista e reconhecido como um dos nomes mais influentes e respeitados do mundo árabe. Já os Prémios Gulbenkian 2019, no valor de 50 mil euros cada, foram atribuídos à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que se tem destacado na área da Coesão; ao programa radiofónico “90 segundos de ciência”, que se tem distinguido na área do Conhecimento e ao Teatro Metaphora – Associação de Amigos das Artes, na área da sustentabilidade.

1.9 Delegação de Braga apoia investigação

Em julho, a Delegação de Braga da ACAPO colaborou com um aluno do Instituto Nun'Alvres no âmbito da acessibilidade. O objetivo da colaboração passou pela criação de uma caixa de medicamentos acessível e que garantisse mais autonomia e segurança às pessoas com deficiência visual na toma da sua medicação.

1.10 Semana Europeia da Mobilidade em Braga

A Delegação de Braga da ACAPO foi convidada pelo Município de Braga para integrar a organização da Semana Europeia da Mobilidade 2019, maior campanha global de sensibilização sobre mobilidade urbana sustentável. Em breve publicaremos novidades sobre o programa.

1.11 Delegação colabora na requalificação de praça em Vieira do Minho

A Delegação de Braga da ACAPO foi convidada pelo Município de Vieira do Minho para prestar a sua colaboração na área das acessibilidades. Esta colaboração será feita no âmbito das obras de requalificação da Praça Dr. Guilherme de Abreu.

1.12 Cidade de Braga ficará limpa e acessível

A Delegação de Braga da ACAPO foi convidada pela empresa municipal AGERE para prestar colaboração na área das acessibilidades no âmbito da substituição das papeleiras na via pública.

1.13 Delegação de Braga sensibiliza comunidade para a baixa visão

A Delegação de Braga da ACAPO implementa atividade quinzenal com um grupo de utentes, para a sensibilização da comunidade para a baixa visão, no âmbito do Projeto “Direitos e Cidadania” da Delegação de Braga da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza).

1.14 Delegação de Viseu transcreve material informativo

A Unidade de Saúde Familiar Viseu-Cidade pediu a colaboração da Delegação de Viseu da ACAPO na transcrição para Braille de documentos variados para posterior entrega aos utentes com deficiência visual. A Delegação de Viseu acedeu ao pedido fazendo a transcrição/impressão de 12 exemplares.

1.15 “Nós e os Livros” na UATIP

“Nós e os Livros”, atividade que decorre na Delegação do Porto da ACAPO, foi convidada a participar, no dia 1 de julho, numa festa e homenagem à fundadora da UATIP - Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade do Porto. As leituras levaram as dezenas de pessoas presentes à reflexão. No convívio que se seguiu, homenageou-se a fundadora da Universidade com música e um lanche. Os nossos associados tiveram igualmente acesso a uma pequena exposição de peças em barro, onde aproveitaram para retirar ideias para execução de novos trabalhos. Esta foi a despedida da atividade que fica de férias, voltando em setembro.

1.16 ACAPO e ADFA homenageiam poetisa Lourdes dos Anjos

A convite da Junta de Freguesia do Bonfim e da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), um grupo de quase 40 associados assistiram a uma peça de teatro, no passado dia 9 de julho. “Os Pregões” da poetisa Lourdes dos Anjos foi teatralizado e interpretado pelos utentes da ADFA, promovendo-se uma grande interação com todos os que assistiram, nomeadamente, a autora. Na sessão de convívio, a Delegação do Porto apresentou os seus cantores – José Júlio, José Carlos Paiva e Alexandre Esteves – e poetas - Fernando Alves, Ana Costa, Elisa Matos e Anunciação Velho – que declamaram os seus poemas em conjunto com a poetisa Lourdes dos Anjos. Foi uma grande tarde de convívio e cooperação entre as duas associações (ACAPO e ADFA), que trabalham pela inclusão das pessoas com deficiência que representam.

1.17 Tratamentos na Delegação do Porto

Durante o mês de julho, esteve disponível uma promoção nas terapias promovidas por Anabela Boavista na Delegação do Porto da ACAPO. Na aquisição de três tratamentos apenas dois eram pagos. Relembra-se, por isso, que os tratamentos adquiridos no âmbito desta promoção devem ser utilizados até ao final do mês de agosto.

1.18 Associados do Porto debatem design inclusivo

Decorreu no dia 6 de julho uma tertúlia sob a coordenação de Heitor Pagliari, designer brasileiro, sobre desenho inclusivo, que se baseia na conceção de produtos e serviços que possam ser usados pelo máximo de pessoas possível. Na sessão falou-se em específico da escolha do vestuário e de como podem ser tornadas as lojas virtuais mais acessíveis.

1.19 “Um Sentido na Poesia” de julho

“Um Sentido na Poesia” do mês de julho foi subordinado ao tema “Viagem”. Foram muitos participantes que quiseram intervir neste evento informal de poesia que recebe mensalmente poetas, declamadores e músicos que partilham os seus sentimentos através da poesia. 

2. O que vamos fazer

2.1 MAR abre processo eleitoral intercalar

Mais uma vez, os associados efetivos da ACAPO, inscritos nas Delegações de Algarve, Aveiro, Coimbra e Guarda são chamados a prestar o seu contributo à causa das pessoas com deficiência visual, candidatando-se às Direções de Delegação ou, no caso do Algarve e Guarda, também às respetivas Mesas de Assembleia Geral. De qualquer forma, todos devem dizer “presente”, no dia 19 de outubro, para, com o vosso sentido de voto, dinamizarem o papel da vossa Delegação, não só no seio da ACAPO, mas também e, sobretudo, na vossa região, aumentando a visibilidade da instituição e a dignidade das pessoas com deficiência visual. Com efeito, por vacatura nas Direções de Delegação de Algarve, Aveiro, Coimbra e Guarda, mas também nas Mesas de Assembleia Geral de Algarve e Guarda, a MAR, em colaboração com a Direção Nacional da ACAPO, vai, mais uma vez, dar início a um processo eleitoral intercalar, apenas para as Delegações supracitadas. O processo terá início no próximo dia 20 de agosto, com a afixação do Caderno Eleitoral provisório (ver Calendário Eleitoral, junto à Convocatória para as eleições de 19-10-2019). Poderá ainda pedir colaboração à MAR, através do e-mail mar@acapo.pt, mas não deixe de participar.

Mais informações

2.2 Concurso europeu de ensaios Onkyo Braille

Iniciou-se a divulgação do concurso europeu de ensaios Onkyo Braille. O concurso, que já vai na sua 13.ª edição, é coordenado pela União Europeia de Cegos (EBU), patrocinado pela empresa japonesa Onkyo Corporation e tem a ACAPO como dinamizador nacional. O concurso visa promover a utilização do braille como um facilitador no acesso à informação pelas pessoas com deficiência visual e um fator primordial na sua inclusão social. Os interessados em participar no concurso devem redigir um texto onde abordem a importância do sistema de leitura e escrita Braille. Embora a organização sugira alguns temas a serem abordados, os participantes podem apresentar novas perspetivas aos ensaios que apresentarem. Podem participar na 13.ª edição do Onkyo Braille todos os utilizadores de braille, com e sem deficiência visual, de todas as idades e residentes em Portugal. É permitida a participação no concurso em anos consecutivos, com exceção para o vencedor do primeiro prémio que não pode voltar a concorrer durante três anos. Os participantes devem enviar os seus ensaios para o e-mail relacoesinternacionais@acapo.pt até 15 de agosto de 2019.

2.3 Aventura-te com a ACAPO!

A “Aventura” vai regressar. Este ano, a atividade de desporto-aventura terá a duração de três dias, entre 2 e 4 de setembro, no MyCamp, um parque situado no Cartaxo. A iniciativa é dirigida a crianças e jovens com deficiência visual e idade até aos 30 anos. As inscrições podem ser feitas até ao dia 23 de agosto através do preenchimento do formulário online, junto da Direção Nacional da ACAPO ou das suas delegações. Os participantes menores de idade têm obrigatoriamente de remeter, para o e-mail rp.dn@acapo.pt, a respetiva declaração de autorização assinada pelo encarregado de educação. O evento está limitado à participação de 20 crianças e jovens.

* Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.

Conheça o programa

2.4 ACAPO organiza atividade para os seniores

Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, a ACAPO vai realizar um passeio ao Douro dirigido à população sénior. A atividade é dirigida a pessoas com deficiência visual, com idade igual ou superior a 65 anos, que estejam reformadas ou desempregadas. As inscrições já se encontram encerradas.

* Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.

2.5 Delegação de Viana do Castelo organiza piquenique

No dia 10 de agosto, pelas 11h00, a Delegação de Viana do Castelo irá realizar um piquenique no Parque de Merendas – Barco do Porto, em Serreleis. Será uma atividade com o objetivo de conviver e usufruir de um espaço convidativo a estes encontros. Cada participante deverá levar o seu almoço e a atividade será gratuita. O transporte até ao local da atividade será assegurado, sendo definidos todos os pormenores, pontos de encontro e horários, posteriormente. Mais informações junto dos serviços administrativos.

2.6 “Um Sentido na Poesia” volta em agosto

Terá lugar, no dia 9 de agosto, mais uma sessão de “Um Sentido na Poesia” sob o tema “Sorriso”. Não deixe de participar nesta tertúlia de poesia!

2.7 Promoção de terapias

Durante o mês de agosto adquira três tratamentos de uma hora com a terapeuta Anabela Boavista e pague apenas dois. Os tratamentos adquiridos nesta promoção terão de ser utilizados até ao final do mês de setembro.

2.8 Inscrições para a Equipa de Goalball

Estão abertas as inscrições para a equipa de Goalball da Delegação do Porto, na época de 2019/2020 dando continuidade ao trabalho dos últimos anos. Os interessados em experimentar a modalidade, poderão fazer a sua inscrição junto dos serviços administrativos da Delegação do Porto.

3. Volta a Portugal

3.1 Televisões portuguesas cumprem recomendações de acessibilidade

Na generalidade, as televisões portuguesas com serviços de programas generalistas e temáticos respeitaram o conjunto de imposições a que estavam obrigadas no que toca à acessibilidade dos programas por pessoas com necessidades especiais, designadamente através de legendagem para pessoas surdas, de interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição. A conclusão é da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e encontra-se plasmada no Relatório de Regulação 2018 - Acessibilidade dos Serviços de Programas Televisivos, que analisa o cumprimento do Plano Plurianual, cujo período de aplicação vigora entre fevereiro de 2017 e dezembro de 2020. No ano 2018, de acordo com a ERC todos os serviços sujeitos a esta obrigação respeitaram o conjunto de orientações impostas. Mais, neste primeiro período de análise, na acessibilidade referente à audiodescrição, a ERC verificou que os serviços de programas sujeitos a esta obrigação (RTP1, RTP2, RTP Açores, RTP Madeira, SIC e TVI) ultrapassaram o número de horas estipuladas pelas obrigações. A ACAPO, ainda sem emitir qualquer pronúncio sobre as conclusões, que de resto considera positivas, remeteu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social um e-mail a dar conta da inacessibilidade do documento que impede a sua leitura através de leitor de ecrã.

 

Aceda ao Relatório

3.2 Prémio Praia + Acessível 2019

Está a decorrer, até 30 de setembro, o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Praia + Acessível 2019. Em cada época balnear, este prémio distingue as duas zonas balneares galardoadas pelo Programa Praia Acessível - Praia para Todos! cujas candidaturas evidenciem esforços no sentido de proporcionar às pessoas com mobilidade condicionada uma superior qualidade da fruição destes espaços de lazer. Pretende-se estimular a implementação de boas práticas que constituam mais-valias ao nível da inovação, abrangência e qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados a estes visitantes, bem como a existência de atividades desportivas, pedagógicas e de animação inclusivas e de uma comunicação consistente da oferta existente. Mais informações em www.inr.pt.

3.3 Governo apresenta guia prático sobre direitos das pessoas com deficiência

Está disponível o Guia Prático digital e acessível que reúne informação relevante sobre os direitos das pessoas com deficiência. O “Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal” é um e-book que, no âmbito da medida Simplex+, reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão. Neste Guia é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso. Trata-se também de um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.

Aceda ao documento

4. Volta ao Mundo

4.1 Bar em Edimburgo lança menu áudio

Um bar em Edimburgo (Reino Unido) lançou um menu áudio para os seus clientes com deficiência visual a que pode aceder através de um dispositivo móvel. Esta nova experiência surgiu de uma parceria entre o estabelecimento, denominado Huxley, e o Royal National Institute of Blind People (RNIB). O menu de áudio foi uma criação de uma funcionária, Kirsty Cameron, voluntária no RNIB que se apercebeu que tomar uma refeição num restaurante pode ser uma experiência intimidante para quem sofre perda de visão. Daniel Meikle, também voluntário no RNIB, também ele com deficiência visual, saúda o projeto: “As pessoas cegas ou com baixa visão gostam de comer fora com a família e amigos, como todas as pessoas o fazem, mas, muitas vezes, simplesmente não conseguimos identificar as opções que estão no menu. Pode ser embaraçoso pedir isso a alguém”.  "Alguns restaurantes gostam de apresentar os seus menus em cartas elegantes e com tamanhos de fonte muito pequenos. Noutros casos, o contraste entre as letras e a cor do fundo pode ser muito fraco. É ótimo podermos fazer as nossas próprias escolhas ao nosso tempo”.

4.2 ONU adverte para os direitos das pessoas com deficiência em situações de catástrofe climática

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas elaborou uma resolução onde aborda pela primeira vez os direitos das pessoas com deficiência no âmbito das alterações climáticas. O documento insta os governos a ouvir os que são mais afetados pelas mudanças ambientais, adotando uma “abordagem abrangente, integrada, sensível ao género e inclusiva no âmbito das políticas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas”. De acordo com uma pesquisa recente, 72% das pessoas com deficiência não têm um plano de preparação pessoal para desastres e quase 80% não conseguiriam abandonar, no imediato e sem dificuldades, os espaços onde estão após um desastre. “As necessidades das pessoas com deficiência são frequentemente negligenciadas nas primeiras fases de resposta”, afirma o Conselho das Nações Unidas.

5. As nossas formações

No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!

Coimbra

Técnicas de Procura de Emprego

Carga horária | 25

Data de início | 16 de setembro de 2019

Data de fim | 30 de setembro de 2019

Dias da semana | 2.ª, 4.ª e 6.ª

Horário | 9h15 às 12h45

Desenvolvimento de Competências de Autonomia para a Empregabilidade

Carga horária | 300 horas

Data de início | 16 de setembro de 2019

Data de fim | 29 de novembro de 2019

Dias da semana | 2.ª a 6.ª

Horário | 9h15-12h45 e13h45-17h15

Lisboa

Leitores / Ampliadores de ecrã

Carga horária | 25 horas

Data de início | 15 de outubro de 2019

Data de fim | 7 de novembro de 2019

Dias da semana | 2.ª a 6.ª

Horário | 9h30 – 12h30

Em um dos dias o curso será das 9h00 às 13h00

ULAE (Utilização de leitores e ampliadores de ecrã) em Windows 10

Carga horária | 25 horas

Data de início | 10 de setembro de 2019

Data de fim | 3 de outubro de 2019

Dias da semana | 2.ª e 5.ª

Porto

Orientação e Mobilidade (Aperfeiçoamento)

Carga horária | 25 horas

Data de início | 1 de setembro de 2019

Data de fim | 3 de outubro de 2019

Dias da semana | A combinar com o/a formador/a

Horário | A combinar com o/a formador/a

Utilização da Linha Braille com Leitor de Ecrã Voice Over

Carga horária | 50 horas

Data de início | 7 de setembro de 2019

Data de fim | 9 de novembro de 2019

Dias da semana | Sábados

Horário | 10h30-13h30  e 14h30-17h30

Impressão braille com aplicação da grafia para a Língua Inglesa

Carga horária | 50 horas

Data de início | 7 de setembro de 2019

Data de fim |9 de novembro de 2019

Dias da semana | Sábados

Horário | 10h30-13h30 e 14h30-17h30

Inscrições e informações: formacao@acapo.pt ou 21 837 10 72.

6. Os nossos parceiros

6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos

A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.

Sugestão para este mês: Tifloreader E10

O recém-lançado Tifloreader E10, um leitor/gravador, traz com ele muitas mudanças inovadoras, nomeadamente, o acesso à internet. Esta funcionalidade vai possibilitar o acesso a rádios online e aos seus podcast favoritos. O novo E10 possui também uma entrada superior para cartão SD, o que será conveniente para utilizadores com deficiência visual encontrarem os cartões de memória mais facilmente. O E10 possui um elevado contraste cromático atendendo assim, às necessidades dos utilizadores com deficiência visual e/ou seniores. Para além disso, o E10 suporta recursos de OTG. 

Especificações:

  • Suporte Daisy 2.0.2, Daisy 3.0
  • 8GB de memória interna, memória externa até 32GB em cartão micro SD
  • Navegação por voz para cada etapa de operação
  • Marca tátil em cada botão
  • Elevado contraste de cores para utilizadores com deficiência visual e seniores
  • Recetor de rádio, transmissão de FM
  • OTG conectando com flash drive
  • Formato de arquivo suportado: TXT, DOC / DOCX, HTM, HTML, EPUB, PDF, etc
  • Formato de áudio suportado: MP3, WMA, WAV, FLAC, MACACO, ACC, OGG, RA, M4A, etc.
  • Formato de vídeo suportado: RM, RMVB, AVI, MP4, 3GP, MOV, WMV, FLV, MPG, MPEG, DAT, etc.
  • Gravador: gravação de alta qualidade, built-in, microfone externo, gravação de entrada de linha para a escolha, cancelamento de ruído suportado
  • Hora, data, ano
  • 5 conjuntos de alarmes
  • Lembrete de voz e mensagem de voz
  • Bússola, calculadora
  • Interface USB 2.0
  • Aplicativo DODP que conectado à biblioteca digital, lê livros online e permite fazer o download de livros para estante individual

Vantagens para associados da ACAPO:

Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.

Horário de funcionamento:

10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)

Contactos UEST:

Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423

Telefone: 21 727 65 05

E-mail: loja@uest.pt

Facebook: www.facebook.com/uest.online

6.2 Vila Galé

Relembramos os associados e colaboradores da ACAPO que podem usufruir de um desconto de 10%, calculado sobre a tarifa online publicada no website dos hotéis Vila Galé (www.vilagale.pt). O desconto considerado incide sobre os serviços de alojamento e em qualquer regime disponível (pequeno-almoço, meia pensão, pensão completa ou tudo incluído). Para pedido de esclarecimentos poderá entrar em contacto com o Departamento de Relações Externas da ACAPO (rp.dn@acapo.pt, telf. 213 245 500) ou com a Central de Reservas (reservas@vilagale.com, telf. 217 907 610).

7. O que disseram sobre nós

Tema: Menu4All. Aplicação abre menus dos restaurantes aos cegos

Onde: Renascença

Quando: 20 de julho de 2019

“O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveu uma aplicação pioneira para cegos, acederem de forma autónoma e rápida aos menus dos restaurantes. A “app” vai ser disponibilizada muito em breve e vai ser possível inclusivamente ter acesso à disposição dos alimentos no prato. Menu4All, restauração acessível a todos, assim se chama o projeto, que alia um website a uma aplicação móvel.”

Conheça a notícia na íntegra

Tema: Associações privadas recebem apoio porque têm “interesse público”

Onde: Diário de Aveiro

Quando: 26 de julho de 2019

“Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Aveiro promoveu uma sessão pública de assinatura de contratos-programa que formalizam a atribuição de uma verba, no valor global de 615.250 euros a distribuir por 75 associações do município: 33 de cariz cultural, 35 de âmbito social e sete ligadas a Organizações Não Governamentais, profissionais, escuteiros, escoteiros, entre outras.”

Notícia apenas disponível na versão impressa do jornal

8. Diretório ACAPO (Os nossos contactos)

Ficheiro Descarregue o boletim