ACAPO-Actual Edição N.º110
1. O que fizemos
1.1 ACAPO - Uma visão inclusiva
Nos últimos dias do ano de 2018, a Direção Nacional da ACAPO partilhou o seu primeiro vídeo institucional. Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, explica que o vídeo “Uma visão inclusiva” era um projeto que desde o início do seu mandato estava identificado como uma necessidade. “A ACAPO precisava de um vídeo de apresentação que explicasse a nossa razão de existir e de que forma trabalhamos para e pelas pessoas com deficiência visual e para a sociedade em geral”, reforça. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO explica ainda que este vídeo será um recurso de trabalho para todas as equipas que promovem ações de consciencialização/informação. O vídeo encontra-se disponível no youtube.
1.2 “Um voto independente é um voto informado”
No âmbito do Dia Mundial do Braille, a ACAPO lançou a campanha “Um voto independente é um voto informado”. Em 2019, Portugal terá três atos eleitorais, em dois dos quais – Assembleia da República e Parlamento Europeu – os cidadãos portugueses com deficiência visual, pela primeira vez, poderão votar de forma autónoma e secreta, graças à criação de uma matriz de voto em Braille. Porém, defendendo que quanto mais bem informados forem os cidadãos mais independente poderá ser o seu voto, a ACAPO apelou aos partidos políticos para que as suas campanhas eleitorais sejam mais inclusivas e garantam que as suas mensagens chegam a todos. No comunicado emitido neste dia, Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, lembrou que “comunicar com as pessoas com deficiência visual requer tão simplesmente vontade, e, em grande parte das vezes, nem há custos adicionais significativos”. “O Braille é uma das formas que existe para alargar o público da nossa mensagem mas há mais! Pensamos que é intenção de qualquer partido político chegar a mais pessoas, ou não?”, interroga o Presidente da ACAPO. Para isso, a ACAPO disponibilizou no seu website um conjunto de recomendações, dirigidas aos Partidos Políticos, que os ajuda a tornar as suas mensagens mais acessíveis aos cidadãos com deficiência visual. Em simultâneo, foi remetido a todos os partidos um ofício a dar conhecimento destas recomendações e a solicitar audiências.
1.3 ACAPO trabalha no desenho de uma matriz de voto em Braille
A Direção Nacional da ACAPO continua a colaborar com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna no desenho de uma matriz de voto em Braille, conforme contemplado na Lei Orgânica n.º 3/2018. Embora ainda não tenha sido encontrada a versão final, a Direção Nacional da ACAPO espera que esta forma de voto se torne uma realidade já nas próximas eleições europeias.
1.4 ACAPO alerta Autoridade Tributária e Aduaneira para inacessibilidade de inquérito de satisfação
No mês de dezembro, a Direção Nacional da ACAPO remeteu um ofício à Autoridade Tributária e Aduaneira sobre um inquérito de satisfação referente à utilização do Portal das Finanças no ano de 2018. A Direção Nacional teve conhecimento da impossibilidade de submissão deste inquérito de satisfação por pessoas com deficiência visual, utilizadoras de um leitor de ecrã. Tal deveu-se à presença de uma validação final para confirmar que quem preenche é um humano e não um software de submissão automática, uma ferramenta conhecida tecnicamente como um CAPTCHA. Face à existência de diversas alternativas a esta forma de validação, quer seja através de questões de raciocínio ou por meio de áudio, a Direção Nacional da ACAPO requereu à Autoridade Tributária e Aduaneira que tome as diligências necessárias para procurar solucionar este problema que compromete a efetiva participação social das pessoas com deficiência visual. A este propósito, a ACAPO lembrou ainda para a entrada em vigor, a 1 de janeiro de 2019, do Decreto-Lei n.º 83/2018 que transpõe para a lei portuguesa a diretiva europeia 2016/2102 sobre a “Acessibilidade dos sites da Internet e aplicações móveis do setor público”.
1.5 Sociedade Portuguesa de Oftalmologia entrega donativo à ACAPO
Em dezembro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem organizou a corrida “3 km a caminhar ou a correr com a SPO”, em que a prática de exercício se aliou a uma causa desportiva. Cada inscrição representou um donativo para a ACAPO sendo o valor total (600€) entregue no 61.º Congresso Português de Oftalmologia, que teve lugar de 5 a 8 de dezembro, em Vilamoura. Refira-se que este donativo é resultado do patrocínio dos Laboratórios Théa. Tomé Coelho, que esteve presente no evento, reitera os agradecimentos aos Laboratórios Théa e à SPO pelo apoio que concedeu à causa defendida pela ACAPO.
1.6 ACAPO celebra com a ONCE 80.º aniversário da organização espanhola
A convite do presidente do Conselho Geral da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis, Miguel Carballeda Piñeiro, no passado dia 15 de dezembro, a ACAPO esteve presente em Madrid, para festejar o 80º aniversário desta organização. A seguir à celebração de uma missa na Catedral de la Almudena, realizou-se um almoço para 5500 pessoas, com as quais a ONCE brindou às realizações alcançadas e à conjugação de esforços para enfrentar os desafios do futuro, sob o lema "Tu és a estrela". A ACAPO fez questão de marcar presença no evento e felicitar o presidente da ONCE pela passagem desta importante efeméride, tendo aproveitado para estreitar relações com os demais convidados internacionais, de entre os quais destacamos os presidentes da União Latino-Americana de Cegos e da região latino-americana do ICEVI - Conselho Internacional para a Educação das Pessoas com Deficiência Visual.
1.7 Audiolivro “Primeiro Sendo” disponível no website da ACAPO
Conforme anunciado no último boletim ACAPO-Actual, já foi disponibilizado no website da ACAPO o audiolivro “Primeiro Sendo”, da autoria de Francisco Penim. “Primeiro Sendo” é o primeiro romance do jornalista da CM TV que no final do ano de 2018 foi apresentado em formato áudio, pela voz de diversas figuras públicas. O audiolivro não será comercializado e o autor concedeu a distribuição do livro à ACAPO.
Descarregue os ficheiros => http://www.acapo.pt/primeiro-sendo
1.8 Pai Natal responde a cartas
Durante o mês de dezembro, a ACAPO voltou a promover a iniciativa “Carta ao Pai Natal”. Pelo 4.º ano consecutivo, a ACAPO desafiou as crianças com deficiência visual a redigirem uma carta ao Pai Natal em Braille. Marta Pinheiro, diretora nacional com o pelouro da educação, defende a continuidade deste projeto “por incentivar as crianças a porem em prática os seus conhecimentos de Braille e a vinculá-las, cada vez mais, a este sistema de leitura e escrita”.
1.9 Dia Mundial do Braille
- Comemorações oficiais
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Braille realizou-se, no auditório do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, no dia 11 de janeiro de 2019, o seminário "O Livro Braille - Linhas e pontos na Era Digital". O evento pretendeu qualificar o pensamento sobre o impacto pedagógico do livro Braille na autonomia, participação e inclusão escolar, com as ideias e as boas práticas apresentadas por peritos de Espanha e de Portugal. A Direção Nacional da ACAPO esteve representada no evento por José Moreira, Presidente da Delegação de Coimbra da ACAPO, o qual contou ainda com a presença do técnico de Braille da ACAPO, Aires Alves, enquanto orador, e de Irina Francisco, representante da instituição no Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, como moderadora de um dos painéis.
- Direção Nacional
Ainda no âmbito do Dia Mundial do Braille, o Espaço Europa, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, no dia 7 de janeiro, dedicou um evento a esta efeméride. Foram realizadas diversas atividades, entre as quais se incluiu o testemunho de oradores que desenvolveram trabalhos no âmbito da defesa dos direitos e oportunidades para pessoas com deficiência visual. Rodrigo Santos, Presidente do Conselho Fiscal e de Jurisdição da ACAPO, enquanto autor da publicação “Um novo olhar sobre os nossos direitos humanos” fez a apresentação das principais linhas desta brochura que, recorde-se, visa trazer uma nova abordagem sobre os direitos das pessoas com deficiência visual à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Açores
A Delegação dos Açores da ACAPO esteve no passado dia 4 de janeiro no ATL da Casa do Povo de Água de Pau para assinalar o Dia Mundial do Braille. As atividades destinaram-se a dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos e os 8 e os 14 anos e consistiram numa exposição sobre o surgimento do sistema de leitura e escrita, análise e lógica do alfabeto Braille e, por conseguinte, exploração da máquina e escrita de algumas palavras. Ao dispor estiveram sempre livros infantis e juvenis escritos em Braille e o boneco Braillin, um importante auxiliar das aprendizagens.
- Porto
Visando as comemorações do Dia Mundial do Braille, a Delegação do Porto organizou uma visita, no dia 4 de janeiro, ao Centro Professor Albuquerque e Castro, conhecido como “Imprensa Braille”. Esta estrutura pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto tem o objetivo de produzir livros, publicações e outros materiais em Braille, de forma a tornar acessível a informação, a cultura e a literacia às pessoas cegas. Da parte da tarde realizou-se nas instalações da Delegação uma sessão de jogos de mesa e tabuleiro, que muito agradou todos os presentes.
1.10 “Ler faz bem” dá lugar à “Voz dos livros”
O “Ler faz bem” mudou de nome e a partir de janeiro terá a denominação de “Voz aos livros”. A primeira sessão em 2019 decorreu na Casa dos Açores no passado dia 10. No futuro, as sessões decorrerão à quinta-feira no auditório da Delegação do Porto. Não deixe de participar neste projeto que pretende incentivar a literacia e disponibilizar a todos a leitura das melhores obras literárias.
1.11 Tertúlia “Alimentação do Idoso”
No dia 12 de janeiro, a Delegação do Porto voltou a organizar uma sessão dedicada à saúde sob orientação do nutricionista Manuel Sequeira. Entre os temas debatidos destacamos os relacionados com a função e composição dos alimentos e ainda as realidades e limitações físicas e fisiológicas da população idosa.
1.12 “Tu tens direito ao emprego”
Em dezembro, a Delegação de Braga da ACAPO participou, enquanto membro da organização, no fórum “Tu tens direito ao emprego”, realizado no âmbito da atividade do Grupo Operativo da Deficiência da Rede Social de Barcelos.
1.13 Exposição “Mural dos Sentimentos”
A Delegação de Braga recebeu nas suas instalações a exposição “Mural dos Sentimentos”. A mostra foi organizada em colaboração com um grupo de estudantes do curso de Auxiliares de Ação Médica, da Escola Profissional de Braga, no âmbito de uma prova de aptidão profissional sobre Mobilidade Reduzida.
1.14 Delegação de Braga estuda mobilidade e tráfego na cidade
A Delegação de Braga da ACAPO é membro do Grupo Local de Mobilidade do Município de Braga e encontra-se a participar num estudo sobre a mobilidade e gestão de tráfego na cidade de Braga. Este instrumento, desenvolvido em parceria com a cidade espanhola de Pontevedra, irá estabelecer a estratégia global de intervenção em matéria de organização das acessibilidades e gestão da mobilidade, definindo um conjunto de ações e medidas que contribuam para a implementação e promoção de um modelo mais sustentável.
1.15 Delegação de Braga participa em ação de informação
A ACAPO participou numa ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível dirigida aos elementos do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Todos os participantes desta ação de formação – pessoas com deficiência, representantes e técnicos das entidades do concelho que trabalham na área da deficiência - terão a oportunidade de responder à pergunta: “Comunicação (in)Acessível ou não? Eis a questão”. Esta formação pretendeu desmistificar a deficiência/diversidade funcional e explicar a influência que a utilização dos conceitos adequados poderá ter nas mudanças necessárias à construção de uma sociedade mais inclusiva. Além disso, este encontro foi uma oportunidade para perceber o que se deve ter em conta na produção de conteúdos e documentos acessíveis, na apresentação da informação em websites e saber quais as tecnologias usadas por pessoas com deficiência.
1.16 Braga organiza convívio de Natal
Em dezembro, os associados e seus familiares da Delegação de Braga da ACAPO estiveram presente num convívio que pretendeu celebrar a quadra natalícia. Quase 40 pessoas estiveram reunidas nesta celebração.
1.17 Delegação do Porto em ação de sensibilização
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a convite da Escola Padre Manuel Castro em São Mamede de Infesta, a equipa técnica da Delegação do Porto realizou uma ação de consciencialização junto das crianças do jardim de infância. De olhos vendados, as crianças viram os seus sentidos serem postos à prova através da exploração de várias atividades e jogos.
1.18 Delegação do Porto participa na Arca de Natal
O Grupo de Manualidades da Delegação do Porto da ACAPO, esteve presente, uma vez mais, na Feira de Artesanato Arca de Natal no átrio da Estação de São Bento, nos dias 12 e 13 de dezembro. Contando com a presença de milhares de passantes, esta presença resultou além das vendas solidárias, numa sensibilização à comunidade acerca do que somos e o que fazemos em prol da reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. A Delegação do Porto faz um “saldo bastante positivo” da sua participação no evento.
1.19 Delegação do Porto oferece Festa de Natal
A Delegação do Porto da ACAPO ofereceu uma festa de natal aos seus associados, utentes, amigos e familiares. Contando com mais de 100 presenças, das quais 25 eram crianças, a festa decorreu no Salão da Igreja do Bonfim, gentilmente cedido por esta paróquia. O evento contou ainda com as atuações do Grupo da Oficina da Música da Delegação do Porto, das Coqueluche, de RiKardo Santos e Mattyas e com o apoio de Rui Almeida, o Jorge Oliveira, Eduardo Gomes, Alexandre Esteves e Ariana Pereira. O evento contou ainda com atuações do grupo “Ler faz bem”, de uma sessão de biodanza, com o facilitador Luís Alfaro, e ainda insufláveis para as crianças e a presença do Pai Natal. A Festa de Natal da Delegação do Porto foi ainda brindada com a presença do Grupo de Manualidades com os seus trabalhos para as últimas vendas solidárias de Natal.
1.20 Formação em Primeiros Socorros
Decorreu no passado dia 20 de dezembro, no auditório da Delegação do Porto, uma formação sobre primeiros socorros destinada a todos os seus colaboradores. Contando com a colaboração da Empresa Talentos, esta formação serviu para enriquecer os conhecimentos dos participantes e dar-lhe capacidades de atuação no caso de uma emergência.
2. O que vamos fazer
2.1 ACAPO defende maior justiça na Prestação Social para a Inclusão
Encontra-se em vigor, desde 1 de janeiro, a Lei 71/2018 que aprova o Orçamento do Estado (OE) para o ano de 2019. Neste sentido, no que respeita à Prestação Social para a Inclusão (PSI), o Governo compromete-se a tomar “as medidas necessárias com vista ao alargamento da PSI a crianças e jovens com idade inferior a 18 anos no 2.º semestre de 2019”. O Governo irá ainda “promover as alterações necessárias para garantir o acesso à prestação social para a inclusão a quem tenha adquirido deficiência ou incapacidade antes dos 55 anos de idade, mas cuja certificação tenha sido requerida em data posterior”. A ACAPO, que desde sempre se empenhou pelo aperfeiçoamento das condições de acesso à Prestação Social para a Inclusão, continuará a tudo fazer para ver concretizadas as medidas incluídas no OE.
2.2 Visita ao Museu do Benfica (Lisboa)
No âmbito de uma parceria que mantém com a ACAPO, o Museu do Benfica - Cosme Damião organiza, dia 26 de janeiro, uma visita à sua exposição permanente. Esta visita requer marcação prévia e encontra-se limitada a 10 participantes. A atividade é gratuita para os associados da ACAPO. Para mais informações e marcações (dias úteis, das 10h às 18h) contacte o museu para o e-mail museu@slbenfica.pt ou para o telefone 21 721 95 90.
2.3 Projeto “Visitantes com Deficiência Visual em Museus”
A Delegação do Porto da ACAPO sugere a participação dos seus associados e utentes no projeto “Visitantes com deficiência visual em museus”. A investigação encontra-se a ser desenvolvida por Roberto Vaz, no âmbito do Programa Doutoral em Media Digitais, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob orientação do Professor Doutor Diamantino Freitas e coorientação do Professor Doutor António Coelho. Saiba mais sobre este projeto e como pode participar junto da Delegação do Porto da ACAPO.
2.4 Delegação do Porto participa na tradicional “Desmancha do porco”
Dia 26 de janeiro, a Delegação do Porto parte para um local já bem conhecido dos seus associados e utentes: a Quinta da Avessada, em Favaios. Neste dia, os participantes irão participar no tradicional evento “Desmancha do porco”.
2.5 Viana do Castelo oferece experiência nos ginásios SOLINCA
A Delegação de Viana do Castelo irá realizar, no dia 26 de janeiro, pelas 14h30, uma atividade em parceria com o SOLINCA (clube de exercício físico e saúde). A iniciativa iniciar-se-á com uma atividade de ginásio para experimentação de várias modalidades, seguindo-se uma atividade de relaxamento na piscina hidrodinâmica, passando pelo banho turco e sauna. Esta atividade terá um custo de 2€ e no final será distribuído um pequeno lanche. A Delegação de Viana do Castelo conta com a sua presença em mais uma experiência!
2.6 4.º baile de Carnaval da Delegação de Viana do Castelo
Dia 2 de março, a Delegação de Viana do Castelo organiza o seu 4.º baile de Carnaval, que contará com um almoço-convívio. De modo a proporcionar a todos o mesmo direito à participação nas atividades da Delegação, lembramos que as inscrições em todas as atividades são obrigatórias. Estas inscrições devem ser feitas junto dos Serviços Administrativos da Delegação, pessoal ou telefonicamente, entre os dias 21 de janeiro e 26 de fevereiro. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada até ao preenchimento das vagas existentes.
3. Volta a Portugal
3.1 Quotas de emprego no setor privado aprovadas
Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 4/2019 de 10 de janeiro que estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % A lei visa a contratação por entidades empregadoras do setor privado e organismos do setor público, não abrangidos pelo âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro. A partir de agora as médias empresas com um número igual ou superior a 75 trabalhadores devem admitir trabalhadores com deficiência, em número não inferior a 1% do pessoal ao seu serviço e as grandes empresas um número não inferior a 2% do pessoal ao seu serviço.
3.2 2.ª Edição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva
Estão abertas as candidaturas à 2.ª Edição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva. Este prémio atribuído pelo IEFP destina-se a todas as empresas e demais entidades empregadoras, que desenvolvam práticas de gestão aberta e inclusiva e que tenham a responsabilidade social como uma das suas marcas distintivas. Estas candidaturas deverão ser apresentadas até dia 28 de fevereiro de 2019, no Portal do IEFP. A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e a distinção pública de entidades empregadoras que mereçam destaque nas ações desenvolvidas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade, contribuindo para a criação de um mercado de trabalho inclusivo que integre a diferença, evidenciando também preocupações de ordem social, um dos aspetos distintivos da responsabilidade social. O regulamento poderá ser obtido em https://dre.pt/application/file/69906402 e para mais informações sobre a Marca Entidade Empregadora Inclusiva consulte www.iefp.pt/reabilitacao-profissional.
3.3 Jornadas Supera chegam em maio
Dias 2, 3 e 4 de maio terão lugar no Instituto Politécnico de Leiria as Jornadas Supera, um evento multifacetado destinado a promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade/mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais. O evento será constituído por uma conferência científica, workshops, uma exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade e a Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade. Se quiser saber mais, visite o website da Supera em http://supera.org.pt/.
3.4 Audiodescrição
- Teatro São Luiz
Em cena na Sala Luís Miguel Cintra estará “Do Alto da Ponte” de Arthur Miller, pelos Artistas Unidos, com encenação de Jorge Silva Melo. No dia 20 de janeiro, às 17h30, haverá uma sessão com audiodescrição e o reconhecimento de palco é às 16h30. Faça a sua inscrição para o e-mail nunosantos@egeac.pt.
- Teatro D. Maria II
Dia 27 de janeiro, pelas 16h00, a peça de teatro “Montanha-Russa” terá audiodescrição. A peça está no Teatro D. Maria II, na Sala Garret. Mais informações através do telefone 800 213 250 ou e-mail bilheteira@tndm.pt.
3.5 Workshop "Acessibilidade Cultural - Uma questão de sustentabilidade?"
Qual é o estado da arte da acessibilidade cultural em Portugal e noutros países? Por onde começamos? A curto, médio e longo prazo? Podemos melhorar a acessibilidade a custo zero? Estas são algumas das questões que serão abordadas, no dia 28 de janeiro, pela Locus Acesso no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa. O workshop será organizado entre as 10h00 e as 17h00. Para mais informações e inscrições contacte a Locus Acesso para o e-mail locusacesso@gmail.com ou telefone 911 53 16 27.
3.6 Prémio “Linguagem Clara”
Encontram-se abertas até 31 de janeiro as candidaturas ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara. Trata-se de um prémio de reconhecimento que pretende criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas. Podem candidatar-se pessoas ou organizações, públicas ou privadas, responsáveis pela escrita de textos em monumentos, museus, galerias de arte, exposições ou sobre espetáculos. Mais informações em https://acessocultura.org/.
4. Volta ao Mundo
4.1 ONU reconhece o dia 4 de janeiro como o Dia Mundial do Braille
A 17 de dezembro, a Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou uma resolução da União Mundial de Cegos reconhecendo o Dia Mundial do Braille (4 de janeiro), como uma efeméride internacional que visa aumentar a consciencialização sobre a importância do Braille. A resolução recorda que o Braille é um meio de comunicação para as pessoas cegas, conforme refletido no artigo 2.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e que pode ser relevante nos contextos da educação, liberdade de expressão e opinião e acesso à informação, bem como na sua inclusão social. A Resolução afirma que o uso do Braille com deficiência visual é um símbolo de competência, independência e igualdade. Reconhece que a promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais no acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a plena realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual.
4.2 Huawei lança aplicação que traduz emoções faciais
A empresa chinesa Huawei criou uma aplicação que traduz expressões faciais em sons, para que pessoas cegas consigam “ver” as emoções daqueles com quem conversam. Desenvolvida em parceria com a Associação Polaca de Cegos, a aplicação Facing Emotions usa a câmara traseira do telemóvel Huawei Mate 20 Pro para “ler” e, com recurso a inteligência artificial, interpretar e reproduzir — através de som — a linguagem corporal do interlocutor. Tudo em tempo real e ainda de modo offline. O sistema permite que sejam identificadas as principais caraterísticas da cara do interlocutor e, depois, determinadas e comunicadas as emoções.
5. As nossas formações
Informações disponibilizadas em breve no website da ACAPO.
6. Os nossos parceiros
6.1 Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos
A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.
Sugestão para este mês: BrailleSense Polaris
Mantendo a interface já conhecida por muitos, o novo BrailleSense Polaris permite o acesso a novas aplicações. O BrailleSense Polaris suporta Google Apps, facilitando a utilização de serviços do Google, como o Drive, o Docs e Slides.
Ferramentas disponíveis:
Calculadora científica e suporte completo de matemática Nemath e UEB; Dicionário de sentido opcional incluindo dicionário de sinónimos e dicionários bilíngues;
Ler e escrever textos, documentos em Braille e Microsoft Word em vários idiomas.
Processamento rápido de dados com amplo armazenamento.
Caraterísticas:
Compacto;
Bateria de longa duração 18 de horas;
Processador octa-core de 2,1 GHz;
Disco flash de 64 GB;
Peso 750Gr.
Vantagens para associados da ACAPO:
Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.
Horário de funcionamento:
10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)
Contactos UEST
Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423
Telefone: 21 727 65 05
E-mail: loja@uest.pt
Facebook: www.facebook.com/uest.online
6.2 Institutoptico – Comércio de Óptica
No início de 2014, a ACAPO e o Institutoptico, uma rede de 159 estabelecimentos de comércio de artigos e prestação de serviços óticos, estabeleceram um protocolo comercial que visa conceder aos associados da instituição condições de atendimento preferencial. Assim, os associados da ACAPO, mediante a apresentação de cartão ou documento que comprove esta condição, beneficiam de gratuitidade na aquisição de alguns produtos e serviços e de descontos que poderão ir desde os 10 aos 30%. Os associados da ACAPO podem ainda usufruir de um atendimento personalizado e prioritário que poderá incluir um serviço de entregas domiciliárias. Para conhecer com mais detalhe as vantagens deste protocolo contacte o Departamento de Relações Externas da ACAPO através do telefone 213 244 500 ou e-mail rp.dn@acapo.pt.
7. O que disseram sobre nós
Tema: Famílias têm “algum receio de expor o cego e de dar a conhecer as suas limitações
Onde: Correio dos Açores
Quando: 4 de janeiro de 2019
“Pedro Resendes é o actual Presidente da Delegação dos Açores da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, tem 45 anos e é funcionário da SATA, fazendo por isso a sua vida o mais normal possível, apesar de ter ficado cego quando ainda era bebé. Por esse motivo, o seu papel hoje em dia na Associação passa por dar a entender que o cego não deve ficar fechado na sua própria bolha, devendo ser incentivado a ser o mais autónomo possível.”
Notícia apenas disponível na versão impressa do jornal
Tema: Associação de cegos apela para campanhas eleitorais mais inclusivas
Onde: TSF Online
Quando: 3 de janeiro de 2019
“A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, ACAPO, apelou hoje aos partidos políticos para que as campanhas eleitorais sejam mais inclusivas, garantindo que as suas mensagens chegam a todos.”
8. Diretório ACAPO (Os nossos contactos)